sábado, 2 de maio de 2009

Ministério da Justiça inclui Londrina no Pronasci.

Autoridades dos Municipios comemoraram a decisão, pois o Pronasci era reservado apenas a capitais e regiões metropolitanas consolidadas, o que não é o caso de Londrina.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, aceitou nesta terça-feira (28) a inclusão da Região Metropolitana de Londrina no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Autoridades dos municípios comemoraram a decisão, pois o Pronasci era reservado a capitais e regiões metropolitanas consolidadas – o que não é o caso de Londrina. “Expusemos ao ministro a relevância de Londrina e os índices de criminalidade. Ao ver o nosso empenho, autorizou a inserção da cidade no programa”, afirmou Pedro Marcondes, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança de Londrina, órgão criado para abrigar a criação da Guarda Municipal.
Com a entrada de Londrina no Pronasci, técnicos das cidades da RML terão acesso a 94 projetos sociais que visam combater as causas da criminalidade na origem. “A ênfase do programa também está na abordagem social, além da própria criação da Guarda”, diz Marcondes. Entre os programas que podem ser acessados – com a disponibilização de recursos federais – estão projetos de incentivo aos esportes, à cultura, a prevenção às drogas e atividades que inibam a criminalidade. “Londrina sai na frente de muitas cidades do Brasil, principalmente porque já tem o Gabinete de Gestão Integrada, requisito essencial”.
O vereador Tito Valle (PMDB), presidente da Comissão de Segurança da Câmara, diz que com a abertura do governo federal “Londrina ganha mais formas de coibir a violência”: “A ordem é evitar as condições necessárias para que o crime e a delinqüência ocorram”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário