sábado, 6 de junho de 2009

Região Sul em Vale a pena lutar pelos sonhos da Comunidade.

Em no máximo 20 dias segundo reportagem vinculada no Bonde, a Prefeitura de Londrina deverá desativar a Usina de Asfalto localizada nas proximidades do Parque das Industrias na Região Sul de Londrina. A proposta do Secretario de Obras e Viação do Municipio de Londrina Nelson Brãandao, é manter o que hávia decidido seu antecessor, Dr. Junker Grassioto, no governo interino de Padre Roque (PTB). A desativação da usina , no entanto é temporaria, uma vez que a idéia é construí-la em outro local." Só vamos manter a usina tempo suficiente para utilizar o material que já temos lá, que será destinado para as obras da Avenida Arthur Tomas "afirmou Nelson Brãandao, referindo-se ao recape asfaltico que esta sendo feito em uma das vias com piores condições de de trafegabilidade em Londrina, cujo prazo para finalização é de 4 meses. As obras começaram esta semana.
A atual Usina de Asfalto (Pavilon) foi construida em 1975, quando ainda não havia muitas residências naquela localidade. Mas com o crescimento urbano, ela acabou sendo rodeada por bairros e prejudicando a vida dos moradores. Além da sujeira, muitos reclamam da poluição que causa diversos problemas de saúde. O ex-prefeito Nedson Micheleti (PT) optou por desativá-la permanentemente, em razão desses problemas e para terceirizar o recape.
O prefeito interino, no entanto, reativou o empreendimento e prometeu transferi-lo de local, o que não foi possível em razão da falta de tempo. "Agora vamos escolher um local onde ela não atrapalhe a população e este novo local terá de ser aprovado pelo IAP, para que respeite as condições ambientais", defendeu Nelson Brãandao.
Enquanto a nova usina de asfalto não for montada em outro local, não haverá produção de massa asfáltica. Porém, o Secretario de Obras e Viações Nelson Brãandao garantiu que as operações de recapeametos e tapa-buracos não vão parar durante os dois meses necessários para a transferência. Há um contrato firmado com a empresa Gaissler Moreira, de Curitiba, que prevê o fornecimento de 4,5 mil toneladas de asfalto.
O objetivo principal do contrato no valor de R$ 1,3 milhão, no entanto , é o recapeamento de 1o mil metros quadrados de vias urbanas de Londrina. Esta licitação foi feita ainda na administração de Neson Micheleti.
Nós enquanto comunidade temos brigado muito para que o local que abriga a Usina de Asfalto Pavilon se tornasse em um Centro Cultural, Esportivo e de Lazer, proposta esta aprovada nas Conferências Regionais e Municipais de Cultura do Municipio de Londrina, com quase 9 anos de muita luta, poderemos ver esta reinvindicação da comunidade concluída, o Conselho de Cultura da Região Sul comemora junto com a comunidade e agradeçe a todos que acreditaram, e lembramos que sempre vale a pena lutar por nossos sonhos e ideais.

Marcos F.Cruz - Líder Comunitário, Produtor Cultural e Presidente do Conselho de Cultura da Região sul de Londrina.
Matéria elaborada com noticias vinculadas no Portal Bonde do dia 05 de Junho de 2009.