quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sensibilem-se também, uma lição de vida.

Estou vendo que as coisas tem mudado em nossa querida Londrina, hoje de manhã estive com a minha mãe e minha avó no consultório do Dr. Alvaro Jabur (Inféctologista), pois precisa de um infectologista e este me foi muito bem recomendado pelo Dr. Lício (Otorrino), médico que atende a miha querida avó, fiquei surpreso com a dedicação do Dr. Alvaro, pois a muito tempo eu não via um profissional com atendimento assim, realmente preocupado com a atenção que prestava a nós, isso me mostrou que como sempre eu digo é possível sim mudar, mudar muitas coisas, estamos vivendo quase que isolados, hoje é só novelas, filmes, orkut, msn, quase não sepresta mais atenção ao vizinho que mora, quase não se conversam mais, estou admirado Dr. e digo ações como a do senhor, do Dr. Miguita (Cardiologista) e de todas as pessoas que fazem parte de suas equipes fazem de Londrina, uma cidade com grandes diferenciais sim, desejos lhes tudo de bom, ae Dr. Alvaro, valeu pela doação dos computadores da Biblioteca Municipal de Londrina, estava realmente precisando, parcerias deste tipo que fazem as diferenças, que outros empresários possam seguir as atitudes do senhor, todos temos condições de nos sensibilizar, basta querer-mos, pensem nisso amigos leitores.

A ZEBRA QUE NÃO ERA.


Cor-de-rosa, azuis, amarelos, alaranjados, verdes... Quando vi aqueles pintinhos, coloridos artificialmente, sendo vendidos nas Filipinas, pensei:

- É o fim dos tempos!

Entretanto, depois de expirar todo o ar das bochechas, dos pulmões e, principalmente, do estômago, me lembrei de uma pobre zebra que conheci.

Eu descia a estrada que passa por Ponta Grossa, em direção à Curitiba. De repente, pela fresta da janela vi uma estranha figura, amarrada a um poste, num posto de gasolina. Parei, desci do carro e fui logo exibindo minhas credenciais de autoridade ambiental, como é de praxe num caso daquele porte:

- Que uma zebra, animal prá lá de exótico, faz por aqui?

Ela manteve-se muda. Insisti:

- Ei! É com a senhora que estou falando! O que uma zebra faz, amarrada aqui, num posto de gasolina, no bioma Campos Gerais?

- Por favor, cavalheiro, estou morta de vergonha – falou, virando-se de lado, com uma voz tímida, entrecortada por dois soluços.

Foi aí que notei uma pequena tabuleta, amarrada em seu quarto esquerdo traseiro, onde se lia:

- VENDI-SE A ZEBRA. SECENTA REAL.

- Desculpe-me, minha senhora. Não tinha visto a placa.

- Ah, a placa. Não ligo pra ela. Eu nem sei ler...

- Ué, então porque tanta vergonha? – provoquei.

Ela desabou aqueles enormes cílios por sobre os seus olhos tristes e um corguinho de nada nasceu num deles e foi caminhando até o seu focinho.

- Então, por que tanta vergonha, dona zebra? – insisti, maldoso.

- Porque eu não sou uma zebra, seu fiscal.

- Como é?!

- Eu sou mula branca, de nascença. O malvado do meu dono foi quem pintou no meu couro cada uma destas listras pretas.

- E, pra quê? – perguntei, soltando agora eu, os dois soluços.

- Deve de ser pra me vender.

Hoje, me lembrei do fato. Que triste ver pintinhos também pintados. Devem estar mortos de vergonha. Mas, pintinhos não falam.

Então, talvez, devamos falar por eles.

A história com a zebra também foi real. Conversamos até mais do que relatei aqui, mas isso fica pra outro dia. Só uma coisinha de nada não contei: joguei a placa longe e, no lava-a-jato do posto, a zebrinha, finalmente, virou mula. Para sempre.

Um forte abraço

Luiz Eduardo Cheida é médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais, foi prefeito de Londrina, secretário de Estado do Meio Ambiente, membro titular do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Meu amigo Antonio.

Bem que todos nossos politicos poderiam ter a preocupação que o senhor tem quando se esta pedindo as comuidades mais carentes, a admiração por sua pessoa vem por estes tipos de ações, preocupações do que realmente as comunidades estão passando, qual as reais dificuldades, e com este seu jeito de garoto, tudo vai acertando, sem ver a quem, estas sempre disposto a ajudar as diversas comunidades, o que posso dizer de ti meu grande amigo, sinto me sem palavras, pois a cada dia, nas pequenas coisas que estão acontecendo em meu redor, vou chegando a uma conclusão, Deus sempre esteve junto a mim em minhas batalhas isso eu sei, senão não estaria fazendo o que faço até hoje, espero que Deus seja sempre contigo também meu caro amigo, pois grande é seu coração, sua humildade e atenção aos menos favorecidos são destaques que qualquer um gostaria de ter, espero que o senhor continue sendo sempre esta pessoa que é, e lembre jamais será a sua pessoa esquecida ou tirada do meio de nós, esteja certo de que Deus estara sempre iluminando sua jornada, sempre, acredeite sempre, tire pelo mundo em que vivemos hoje em dia, é muito ódio, ódio demais, más estamos tentamos e não iremos parar, estamos em busca de muita, muita paz, muito amor, o mundo mudará, se o senhor pode, se eu posso, juntos nós podemos sim mudar o mundo, um forte abraço.

Gripa H1N1 o que devemos saber.

A fim de informar sobre a Gripe "A" (gripe suína), encaminhamos abaixo algumas informações importantes sobre o vírus. GRIPE A - PERGUNTAS E RESPOSTAS: PERGUNTA RESPOSTA 1.- Quanto tempo dura vivo o vírus numa maçaneta ou superfície lisa? Até 10 horas. 2. - Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos? Torna o vírus inativo e o mata. 3.- Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus? A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia. 4.- É fácil contagiar-se em aviões? Não, é um meio pouco propício para ser contagiado. 5.- Como posso evitar contagiar-me? Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia. 6.- Qual é o período de incubação do vírus? Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente. 7.- Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100% 8.-
De que forma o vírus entra no corpo? Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos. 9.- O vírus é mortal? Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia. 10.- Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram? Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. 11.- A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus? Não porque contém químicos e está clorada 12.- O que faz o vírus quando provoca a morte? Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte. 13.- Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas. 14.- Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno. 15.- Onde encontra-se o vírus no ambiente? Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos. 17.- O vírus ataca mais às pessoas asmáticas? Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis. 18.- Qual é a população que está atacando este vírus?
De 20 a 50 anos de idade. 19.- É útil a máscara para cobrir a boca? Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz. 20.- Posso fazer exercício ao ar livre? Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas. 21.- Serve para algo tomar Vitamina C? Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque. 22.- Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível? A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos. 23.- O vírus se move? Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo. 24.- Os mascotes contagiam o vírus? Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus. 25.- Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar? Não. 26.- Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus? As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de contagio e com estrito controle médico. 27.- O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus? Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo. 28.- Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)? Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado. 29.- Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas? Não serve para nada. 30.- As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus? SIM. 31.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza? NAO. 32.- O que mata o vírus? O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel. 33.- O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus? O isolamento. 34.- O álcool em gel é efetivo? SIM, muito efetivo. 35.- Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus? Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus. 36.- Este vírus está sob controle? Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção. 37.- O que significa passar de alerta 4 a alerta 5? A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países. 38.- Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune? SIM. 39.- As crianças com tosse e gripe têm influenza? Crianças são uma grande preocupação, particularmente porque frequentam a escola, que é um local natural de aglomeração. 40.- Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar? Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia. 41.- Posso me contagiar ao ar livre? Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio. 42.- Pode-se comer carne de porco? SIM pode e não há nenhum risco de contágio. 43.- Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado? Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.