domingo, 3 de maio de 2009

Aniversário da amiga Edna Shell.

Na última sexta, a amiga e especialistas em assuntos culturais, Edna Shell comemorou mais um aniversário, Edna espero que Deus olhe muito por vc, que Deus lhe conceda muita paz, tranquilidade, muito amor, carinho e principalmente carinho, nos poucos meses que estive com vocês ai na Secretaria, pode ter certeza que aprendi muito com vocês, serei sempre muito grato, agora eu compreendo, vejo a Secretaria de uma outra maneira, e espero que venham vários parceiros a somarem com vocês, para que possam passar para londrina toda a energia que eu vi em você, dedicadissíma, amiga, podes crer que o seu conceito com as periferias, não poderia ser melhor, sucesso em seus trabalhos, e sempre que precisar conte com gente, nas melhores e nas piores horas.
Marcão

Uel FM vai lançar festival de musica pelo rádio.

m maio serão abertas as inscrições para a etapa estadual do 1º Festival de Música da Associação de Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), que terá sua fase nacional em dezembro.
“É um festival de gravações e sua importância não se resume aos prêmios, mas sim na veiculação das músicas nas emissoras de todo o país, destaca Cristina Côrtes, diretora da UEL FM.
A jornalista esteve recentemente em Brasília, juntamente com Orlando Guilhon, diretor da Rádio Mec e presidente da ARPUB em audiência com o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herência, para definir os últimos detalhes.
Segundo Cristina, o objetivo do festival é abrir espaço na programação das rádios públicas brasileiras para a nova produção musical das cinco regiões do país.
A UEL FM organizará a realização no Paraná, em parceria com a rádio educativa de Maringá. Poderão se inscrever músicos de todo o estado. A partir de maio o regulamento do festival estará disponível no site www.uelfm.uel.br.
FONTE: Agência UEL

PSDB Londrinense diz que cobrará "Promessas" de Barbosa Neto.

O PSDB de Londrina divulgou nesta quarta-feira (29) "nota pública" em que deixa claro que fará "oposição responsável" a Barbosa Neto (PDT), prefeito eleito no "terceiro turno", quando disputou a preferência do eleitorado com Luiz Carlos Hauly (PSDB). Barbosa tomará posse nesta sexta-feira (1.o), feriado do Dia do Trabalhador.
"Londrina não merece mais enxergar no poder público a inépcia, a incompetência, o descaso ou a corrupção", diz a nota. O texto, na íntegra, é o seguinte:
"O PSDB de Londrina reafirma, neste momento da posse do prefeito eleito, os compromissos com o desenvolvimento, com a justiça social e com a ética na política. A partir de agora nossa cidade terá um novo prefeito e novos gestores públicos. Acompanhamos atentamente os últimos lances das forças políticas vitoriosas. Não temos motivo para contentamento. Só para preocupações.
Somos oposição. Teremos muito trabalho pela frente. Os princípios e valores da dignidade e da transparência pautarão nossa conduta e nossas ações. Seremos vigilantes atentos, em especial quanto ao estrito cumprimento de TODAS as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Exerceremos a crítica severa frente aos erros que vierem a ser cometidos. Denunciaremos todo e qualquer desvio de recursos públicos. Acompanharemos os acertos administrativos, que entendemos como uma obrigação de quem foi eleito.
Não teremos elogios para quem não os merece. E nem é esse o papel de uma oposição responsável e comprometida com a sociedade. Insistimos: a melhor contribuição de uma força política oposicionista é a crítica contundente, destemida e fundamentada. Assim agiremos.
Pela palavra e pela ação dos nossos representantes na Câmara de Vereadores. Pela palavra e pela ação dos nossos militantes e companheiros, onde quer que estejam. Nos movimentos comunitários, nas organizações sociais, no dia-a-dia da cidade. Conclamamos os homens e mulheres de bem dessa cidade para que não percam as esperanças e não se entreguem ao desânimo.
A mentira, os interesses escusos e a falsidade não terão vez!
Londrina não merece mais enxergar no poder público a inépcia, a incompetência, o descaso ou a corrupção. Estaremos atentos para que isso não prevaleça!
Londrina, 29 de abril de 2009.
Claudemir Molina - Presidente do Diretório Municipal

Uel promove Curso de Histórias em quadinhos.

A Universidade Estadual de Londrina abriu inscrições para o curso Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos, com Eloyr Pacheco, aberto a todos os interessados
Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão: Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos (HQ), que será realizado no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), de 5 de maio a 30 de junho.
O curso é coordenado pelo professor mestre José Abílio Perez Junior, do Departamento de Comunicação, e será ministrado pelo editor e quadrinhista Eloyr Pacheco. A ênfase será dada à prática de criação, roteirização e desenho de HQ, com o objetivo de contribuir para a difusão do domínio desta linguagem entre profissionais e estudantes de Design, Publicidade, Artes e demais interessados e amantes da “9ª. Arte”. A história do HQ pelo mundo; os grandes mestres do HQ nacional; os elementos da linguagem do HQ contemporâneo e as técnicas de desenho e construção de narrativas serão alguns dos pontos fortes do curso.
O programa completo inclui: A História das Histórias em Quadrinhos; As múltiplas linguagens dos Quadrinhos (Histórias em Quadrinhos, Charge, Cartum e Tiras); Os Diferentes estilos de Quadrinhos (Comics [quadrinho americano], Mangá [quadrinho japonês], Manhwa [quadrinho coreano] e Quadrinho Europeu); O Quadrinho Brasileiro (Infantil, Humor e Adulto), e Grandes Mestres do Quadrinho Nacional (Lourenço Mutarelli, Flávio Colin, Julio Shimamoto, Gedeone Malagola, Rodolfo Zalla, Eugenio Colonnese, Claudio Seto).
Durante o curso também serão promovidas leituras de apreciação e crítica de obras relevantes como O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller; Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons; Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima; Spirit, de Will Eisner; Transubstanciação, de Lourenço Mutarelli, e Caraíba, de Flávio Colin.
Serão abordados os elementos das Histórias em Quadrinhos (balões, onomatopéias, requadro, letreramento) e a utilização de pesquisa estética como suporte à criação, incluindo vestuário, mobiliário e arquitetura. A construção da narrativa gráfica (storytelling) e as técnicas de roteiro para Histórias em Quadrinhos deverão conduzir os participantes a produzirem suas próprias HQs, individualmente ou em equipe.
O curso de extensão será realizado de 5 de maio a 30 de junho deste ano, as terças e quintas, das 14 às 17 horas (total de 48 horas/aula), no Campus da UEL, no CECA. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Comunicação/CECA/UEL, telefone (43) 3371-4328. As vagas são limitadas e estão abertas para os alunos da UEL e todos os interessados.
Sobre Eloyr Pacheco
Natural de Londrina, onde trabalhou em jornais (Paraná Norte, Folha de Londrina e Jornal de Londrina), rádio (Universidade FM, apresentando o programa Rádio Fanzine) e TVs (Bandeirantes e Record, onde apresentou o programa TV HQ); foi promotor de eventos culturais e membro do Conselho Municipal de Cultura (na área de Letras).
Mudou-se para São Paulo em 1997, quando foi convidado para ser secretário de redação da revista Metal Pesado, da Metal Pesado Editora. Em fevereiro de 1999, iniciou as atividades da Brainstore Editora (hoje inativa). Editou e publicou títulos como Sandman, Preacher, Transmetropolitan, Os Invisíveis, Lobo, Hitman, Etrigan, Monstro do Pântano, Hellblazer, Homem-Animal, Hellraiser, Supremo, Ghost/Batgirl, Dr. Estranho, Clandestino, Geração X, Batman, Novos Deuses, Impulso, Starman, Spirit – Will Eisner, Planeta dos Macacos e Jornada nas Estrelas. Na área da HQB (História em Quadrinhos Brasileira) publicou Quebra-Queixo, de Marcelo Campos, A Estranha Turma do Zé do Caixão, do estúdio de Alexandre Dias, e Senninha, do estúdio do Instituto Ayrton Senna.
Deu aulas na área de Quadrinhos, entre outros, no SESC (Londrina e São Paulo), SENAC (Londrina), Biblioteca Pública do Estado do Paraná (Curitiba), na Quanta – Academia de Artes (São Paulo), e no Espaço Cultural Planeta Tela (São Paulo).
Em 2005 criou o site Bigorna (http://www.bigorna.net) e em 2008 lançou com Marcio Baraldi e Humberto Yashima o Troféu Bigorna, que premia os destaques do ano na área da HQB – História em Quadrinhos Brasileira.
Atualmente assina a Mondo HQB, página sobre Quadrinhos Brasileiros, na revista Real, publicada em Londres.
É consultor de Histórias em Quadrinhos do SESC Londrina; coordena o coletivo Syndicate Ink e a AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina. É representante (suplente) da área de Artes Gráficas, do Conselho Municipal de Cultura de Londrina.
Entre outras, HQs de sua autoria foram publicadas na revista Metal Pesado em parceria com Danilo Faria e Adauto Silva -, no D.O. Leitura (SP) - com arte de Osney "Roko" -, e em parceria com Will, na Prismarte, na Bigorna Quadrinhos #0; n´A Mosca no Copo de Vidro e outras histórias (esta última contando também com a arte de Caio Majado), Projeto Continuum #9 e Subterrâneo (do qual participou do Subterrâneo Coletânea – Roteiristas Convidados). Seu personagem mais conhecido é o Escorpião de Prata que atualmente faz parte do mix da revista independente Tempestade Cerebral, editada por Alex Mir.
Entre outros, recebeu em 2008 o Troféu Jayme Cortez, no 23º Prêmio Angelo Agostini, outorgado pela AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas - São Paulo) pelo seu trabalho em prol do Quadrinho Nacional; em 2007, o 19º HQ Mix de Melhor Publicação Prozine pela publicação de A Mosca no Copo de Vidro (edição do autor), e em 2006, o Troféu Jayme Cortez, no 22º Prêmio Angelo Agostini, outorgado pela AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas - São Paulo) ao site Bigorna pelo incentivo ao Quadrinho Nacional. Em sua trajetória como editor, também angariou prêmios como Melhor Edição de Terror; Melhor Revista Mix, Melhor Edição de Ação/Aventura; Melhor Revista Infantil e Melhor Edição de Clássico.
Mais informações na Secretaria do Departamento de Comunicação/CECA/UEL, telefone: (43) 3371-4328; pelo e-mail eloyr.pacheco@gmail.com ou pelo telefone (43) 9104-0753.

Morre o criador do Teatro do Oprimido.


Morreu na madrugada deste sábado (2) no Rio o dramaturgo e diretor de teatro Augusto Boal, aos 78 anos, vítima de insuficiência respiratória. Boal sofria de leucemia e estava internado há uma semana. O local e o horário do enterro não foram divulgados.
Boal era ensaísta e teórico do teatro e ganhou destaque nos anos 1960 e 1970 quando esteve à frente do Teatro de Arena de São Paulo e criou o Teatro do Oprimido - pelo qual foi internacionalmente reconhecido por aliar arte dramática à ação social.
Carioca, chegou a se formar em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1950, mas viajou em seguida para os Estados Unidos, onde estudou artes cênicas na Universidade de Columbia. De volta ao Brasil, sua primeira peça como diretor do Arena foi "Ratos e Homens", de John Steinbeck, que lhe rendeu o prêmio de revelação da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
Dirigiu ainda, entre outras peças, "Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri, e "Chapetuba Futebol Clube", de Oduvaldo Vianna Filho. Foi o diretor do espetáculo "Opinião", com Zé Ketti, João do Vale e Nara Leão, que passou para a história como um ato de resistência ao golpe militar de 1964.

Novidades a vista na Zona Sul.

Conversava agora de manhã com o amigo e produtor cultural Primitivo, que se mostrou preocupado em realizar um feira de artesanatos aos domingos nas proximidades do Supermercado Montese, pois esta faltando algo de cunho cultural e de distração nos bairro, fiquei de me reunir com ele, coloquei com Conselho de Cultura da Região Sul a disposição, sentaremos esta semana e estaremos articulando uma reunião com produtores culturais da região e veremos no que dá.
Manterei informados e quero ve-los na nossa futura feirinha de artesanatos.

Lutando pelo bem estar da Comunidade.

Hoje no Parque das Industrias é dia de limpeza e revitalização da Praça Central do Parque das Industrias, passei por lá agora de pouco, a comunidade esta com vontade, estavam capinando, roçando o gramado, pintando as árvores e os bancos da praça, a Zona Sul precisa de ações coletivas como esta, mostrando ao poder público que a comunidade se preocupa os seus bairros, Givaldo e equipe vem para revolucionar o Parque das Industrias.

Parque das Industrias realiza multirão no bairo.

A nova diretoria do Parque das Industrias na Zona Sul iniciou ontem um multirão no bairro, ontem foi dia de pintura de meios fios de algumas ruas do bairro, tudo com iniciativa da nova diretoria da Associação de moradores do Parque das Industrias, onde o camarrada Givaldo é o novo presidente, as comunidades precisam de iniciativas deste tipo, que partem dos próprios moradores e mostrar para o poder público, que fazemos a nossa parte, o poder público poderia incentivar mais, para que iniciativas como estas se espalhaçem pela cidade inteira, valeu Givaldo estão de parabéns, você, toda a sua equipe e toda a comunidade local, espero que seja sempre assim, apesar das dificuldades, temos que acreditar, conte sempre conosco.