terça-feira, 16 de junho de 2009

Ao Mestre Aldo um Icone da Cultura Londrinense.


PARABÈNS MESTRE "ALDO"
Nascido em 1970, em Londrina- PR, Aldo Moraes é autodidata em violão, piano e outros instrumentos de sopros e cordas, como flauta e violino. Estudou teoria com Maestro Gervásio Basílio e composição com Hans Joachin Koellretter, enveredando pela composição em 1991.Ainda estudou com Mário Loureiro, José Eduardo Grammani e Gerard Behague e fez workshops com Arrigo Barnabé, Ricardo Rizek,Oilian Lanna, Roberto Gantalli e Jusamara Souza.
Premiado na Aústria em 1994, participante da Bienal de Música Contemporanea do Rio de Janeiro em 97, Moraes participou do VII Encompor, em Porto Alegre com a peça Gestos para piano solo e em 2002, escreveu a Ballade pour Peter Mieg, para a Fundação do mesmo nome que cuida da obra deste autor , na Suiça. Em 2004 e 2005, teve a peça Ballade pour Peter Mieg apresentada em Córdoba/Argentina e na Itália.E na Espanha, teve estreada sua coleção Suite Brasileira nº 01.
Também escritor, Moraes ganhou vários concursos nacionais de conto e poesia como: XVII Concurso de poesias da Revista Brasilia, em 1996; 8º Concurso do Instituto Internacional da Poesia em 1995 e; publicou nas coletaneas: Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira em 2000 e 2005, Nau Literária em 2002, Latinidade em 2004 e no livro"Humano, humano demais em 2004. Recebeu, em Londrina, o Premio Zumbi dos Palmares, em 2003, por sua atuação junto à inserção e valorização da cultura nacional.Em 1996, criou o Instituto Cultural Arte Brasil , onde desenvolve projetos culturais, entre eles o Batuque na caixa, que ensina música para crianças carentes de Londrina, desde 1999.Reconhecido por personalidades como os instrumentistas Hermeto Paschoal e Naná Vasconcelos, a poetisa Alice Ruiz, Alcione e Olodum, o projeto já atendeu 5.100 crianças e teve reconhecimento nacional e de estudiosos da educação musical como o canadense Murray Schaffer.
Seus trabalhos mais expressivos, incluem:
02 SINFONIAS
08 Suites Brasileiras para violão solo
Cor Coração para trio de violões
Quarteto de cordas nº 01
Gestos para piano solo, em 07 movimentos
A Bailarina, piano solo, em 03 movimentos
03 Sonatas para piano solo,01 Concerto para violão e orquestra e diversas peças de câmara para flauta, piano, violão, violino, fagote e etc.., além de 120 canções populares em diveros estilos.


Tem gravados os cds:
Gestos- piano solo
Twin sounds- instrumental
Poemas do amanhecer
Duas Palestras



Escreveu o romance Casasanta e publicou poemas em revistas, jornais e coletaneas nacionais, desde 1995.Seu trabalho se distingue pelas formas e escalas próprias que o compositor desenvolveu com estudos formais, com seu interesse pelo folclore nacional e pelas viagens que empreendeu ao interior do país, onde vivenciou da cultura popular urbana e rural com caboclos, indigenas e quilombolas.Por isto, formas como Haicordas, Poema de Som, Afro-Siute, Afro-Haicai e escala como o tom alterado permeiam suas composições com um som nacional e ao mesmo tempo universa,l diferenciado.
Contato para aquisição de partituras e cds:
Avenida da igualdade, 102
86077-010 Londrina PR composermoraes@hotmail.com

A você Aldão que com certeza contribui muito com a Cultura Londrinense, Paranaense e Brasileira, a periferia te parabeniza de corpo e alma, desejamos a você tudo, tudo de bom, que Deus permita que seu trabalho seja levado a todas as nossas comunidades, principalmente as mais carentes, conte sempre conosco, nas melhores e as piores horas e lembre-se força e honra sempre, sempre.
Por: Marcão Jaburu.

Eu bem que venho dizendo.

Bom galera, eu bem que venho dizendo a muito tempo, enquanto nada se tem, não tem pai as crianças, quando a comunidade conquista uma luta, ai se apareçe diversos pais para a criança, gente a Região Sul não tem um dono especifico, somos uma comunidade be, articulada, que luta por seus direitos e não temos donos, somos feito cavalos selvagens, ou seja criados para serem livrs, podem tentar mais jamais irão conseguir dominar algo aqui nesta maravilhosa região se não houver um trabalho forte elaborado junto com a comunidade.