segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sempre,sempre nóis

Mais uma pesquisa confirma Beto e Osmar na liderança.

Datavox
Mais uma pesquisa encomendada pelo Partido Progressista mostrou resultados próximos as demais feitas no Paraná por diversos institutos.2.500 eleitores foram ouvidos no mês de abril em 109 municípios.A pesquisa mostrou Beto com cinco pontos a frente de Osmar com 42%; Osmar dias 37%; Orlando Pessuti 6%; Paulo Bernardo 2% e Vitor Hugo 1% . Beto lidera em quatro das 14 regiões pesquisadas: Região Metropolitana, Capital, Ponta Grossa e Litoral, enquanto Osmar Dias vence em dez regiões: Londrina, Maringá, cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Cornélio Procópio, União da vitória, Guarapuava, Francisco Beltrão e Campo Mourão.Beto tem mais votos entre os mais jovens e diminui entre os mais idosos, enquanto Osmar tem votos distribuídos igualmente entre as diversa faixas etárias.Caso Beto não renuncie a prefeitura de Curitiba para concorrer ao governo, Osmar dias é franco favorito com 63%, seguido de Pessuti com 9%; Gustavo Fruet tem 6% evitor Hugo 1%. Outra simulação mostra Osmar com 65%; Pessuti com 10% e Vitor Hugo com 2%.A pesquisa foi feita pelo instituto DataVox Brasil em parceiria com Souza Lopes. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiabilidade é de 95%.

Nova administração começa a trabalhar de madrugada.

O prefeito Barbosa Neto começa seu dia de trabalho hoje às 6h30 e iria despachar com alguns secretários separadamente. As reuniões semanais previstas para ocorrer nas manhãs de segunda-feira terão início apenas no dia 11. “Houve uma reunião que durou sete horas no sábado e os secretários já estão com tarefas específicas. Voltaremos a nos reunir no dia 11; até lá, vou me reunir individualmente”, afirmou.
O encontro do último sábado, realizado no gabinete, foi o primeiro da equipe de Barbosa. Na ocasião, cada secretário fez uma apresentação acerca da sua pasta. Algumas propostas foram apresentadas. O que o prefeito deve fazer nos próximos dias é confrontar essas propostas com seu plano de governo.
Nem o prefeito, nem sua assessoria adiantaram detalhes sobre os próximos passos de cada secretaria. Está marcada para a próxima quinta-feira, pela manhã, uma coletiva de imprensa na qual Barbosa deve falar sobre as primeiras ações.
Probleminhas.
Durante a reunião do último sábado, dois secretários tiveram chamados de emergência. Nelson Brandão, secretário de Obras, foi negociar com um grupo de caçambeiros que fizeram um protesto na PR-445 e João Verçosa, presidente da Companhia de Habitação, se viu às voltas com uma invasão no Jardim San Rafael (zona norte).
Um grupo invadiu o terreno na esquina das ruas Santa Terezinha e Flor de Jesus e começou a montar barracos. Ontem, outro terreno na mesma rua também foi invadido.
“Duas invasões no começo da administração não nos melidram. Temos que ter claro que qualquer invasão não vai ser tolerada, existem leis que precisam ser respeitadas”, afirmou o prefeito, que disse acreditar que as invasões têm motivação política – sem citar nomes.

Cohab afirma que áreas invadidas não podem ser regularizadas para habitação.

Segundo o presidente da Cohab, uma das áreas é de preservação ambiental e a Companhia não cederá as pressões dos invasores. Três terrenos da zona norte foram invadidos entre o sábado (2) e a segunda-feira (4).
Mais um terreno no Jardim São Rafael, zona norte de Londrina, foi invadido nesta segunda-feira (4). Agora são três as áreas ocupadas na região, com mais de 50 barracos construídos. A primeira invasão foi no sábado (2) e a segunda no domingo (4). Segundo o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), João Verçosa, os locais invadidos estão impedidos de serem regularizados. Um deles é um fundo de vale e área de preservação permanente.
De acordo com Verçosa, a nova administração tentará resolver a questão por meio do diálogo, mas adiantou que não cederá a pressão dos invasores, afirmando que eles devem procurar a Cohab e se inscreverem no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. “Estamos compondo a nossa equipe e realizaremos entrevistas com as famílias que estão nas invasões e tentaremos tirá-las usando o diálogo. Contudo, não vamos ceder as pressões nem privilegiar as pessoas que invadiram os locais. As famílias com mais necessidades serão atendidas primeiro”, disse.
O presidente da Cohab informou que entre os projetos a serem desenvolvidos pela nova administração estão os loteamentos para pessoas de baixíssima renda, no entanto, é necessário fazer um levantamento das áreas disponíveis em Londrina. “Vamos desenvolver projetos para as famílias que não têm condições de pagar as prestações mínimas de R$ 50 do programa Minha Casa, Minha Vida. Por isso, pedimos que as pessoas tenham paciência, pois vamos fazer um levantamento das áreas em condições de receber toda a infraestrutura necessária para se morar com dignidade”, comentou.
Para Verçosa atitudes como essas atrasam somente atrasam os processos de novas habitações. “Isso apenas tumultua a atrasa os projetos, pois fica complicado de resolver os problemas com atitudes com medidas como essa”, afirmou.
À reportagem do Paraná TV, o vice-presidente dos Assentamentos de Londrina, Oswaldo Martins, disse que a ocupação se deve às condições financeiras dos invasores. “É uma necessidade do povo, pois muitos pagam aluguel. São mulheres com filhos pequenos que não tem como trabalhar, pois faltam creches. Os maridos fazem bicos, mas não tem como pagar mais de R$ 200 de aluguel. O pessoal se viu apertado e esse terreno estava vazio, só juntando mato, então eles invadiram”, disse.
Matéria retirada do Jornal de Londrina.

Confirmados dois Diretores da CMTU e Presidente do IPPUL.

Barbosa Neto manteve o major Sérgio Dalbem na diretoria de trânsito e o secretário de obras Nelson Brandão acumula a presidência do IPPUL. Na diretoria administrativo-financeira, assume André Nadai, que trabalhava na parte financeira da Rádio Brasil.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e os diretores de trânsito e administrativo-financeiro da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foram confirmados na tarde desta segunda-feira (4) pela nova administração. O secretário de obras, Nelson Brandão, deve acumular a presidência do IPPUL e o major Sérgio Dalbem continua na diretoria de trânsito da CMTU. Já para a diretoria administrativo-financeira será ocupada por André Nadai, que trabalhava na área financeira da Rádio Brasil Sul, de propriedade do prefeito Barbosa Neto (PDT).
Brandão admitiu que precisará de outra pessoa para auxiliá-lo nos trabalhos, já que acumula dois cargos. “Eu vou ter que arrumar alguém que possa colaborar comigo para que os projetos continuem”, disse. Entretanto, ele ressaltou que isso não implicará em um novo cargo comissionado. “Eu consigo isso com o pessoal interno. Se for necessária a criação de um cargo para me dar uma mão, será em um nível abaixo do meu e sem prejuízo ao que o prefeito está pensando”, afirmou.
O major Dalbem ressaltou que continuará com os trabalhos com a mesma filosofia que vinha desenvolvendo: campanhas e fiscalização. “Vamos continuar fazendo campanhas educativas ao mesmo tempo em que fiscalizando, dentro daquilo que o prefeito nos chamou e colocou”, contou.
Na administração interina, foram realizadas apenas duas: campanha educativa sobre como recorrer a multas e como estacionar melhor nas vagas do centro da cidade. “Tivemos um período eleitoral em que era proibido fazer campanhas para não vincular a nenhum partido”, justificou. Dalbem promete novas campanhas. “Não podemos fazer isso só em setembro”, disse.
O economista André Oliveira de Nadai contou que recebeu o convite para assumir a diretoria administrativo-financeira da CMTU do prefeito “por esses dias”. Ele trabalhava na emissora de rádio Brasil Sul, de propriedade de Barbosa Neto, e disse já ter se desligado. “Já pedi demissão de lá”, afirmou. Segundo ele, a indicação para a diretoria não teve ligação com o fato dele trabalhar na emissora. “Foi a qualidade do meu trabalho. [A única influência de trabalhar na rádio seja] talvez por ele conhecer meu trabalho”, ressaltou.
Ainda sem saber exatamente como está a situação da empresa, Nadai espera melhorar o serviço prestado pela CMTU. “Estamos verificando a situação e vamos tentar melhorar cada vez mais. O que está bom, tornar excelente e o que está ruim, tornar bom e depois excelente. Tudo isso ainda depende de uma análise”, destacou.