quarta-feira, 1 de julho de 2009

Comitê faz abaixo-assinado contra o aumento da passagem de ônibus.

O Comitê do Passe Livre, Redução da Tarifa e Estatização do Transporte Coletivo está fazendo um abaixo assinado contra o aumento da passagem, que está sendo cogitado desde a posse do prefeito Barbosa Neto (PDT). O grupo, que há anos lutou contra outros aumentos da passagem, marcou manifestação para o dia 4 de julho, a partir das 10 horas, no Calçadão da Avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil.

Coloco abaixo alguns dos textos enviados pelo Comitê:

Abaixo assinado: Contra o aumento da tarifa! Não à demissão de cobradores! Pelo Passe Livre, Redução da Tarifa e Estatização do Transporte Coletivo.
Políticos e empresários do transporte tramam um novo aumento na tarifa. A injustiça está cada vez mais escancarada. Já se tornou público que a Grande Londrina pagava mesadas aos vereadores há 12 anos e que dá R$600 mil por ano para o Sindicato (por isso ele sempre está ao lado da empresa), ou seja: cortando essas “doações” e tirando as fraudes na planilha já apontadas pelo Ministério Público não é necesário aumentar a tarifa, pelo contrário, é possível reduzi-la.

Querendo explorar cada vez mais trabalhadores e usuários, a empresa quer demitir todos os cobradores, o que vai sobrecarregar os motoristas, aumentar o desemprego e colocar em risco a vida dos que dependem dos ônibus. Não podemos permitir isto!

É preciso defender o passe livre, como parte do direito à educação. E a estatização do transporte coletivo, sob o controle dos trabalhadores e usuários. O transporte é um direito, não pode servir para dar lucro a uma minoria de empresários às custas do sacrifício da população.

Matéria reproduzida através de conteudos do Blog Baixo Clero.