quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Olimpíadas escolares reúnem 993 escolas.


Em Londrina a abertura será no dia 5, às 16 horas, no Ginásio Moringão; prefeito Barbosa Neto defende uma revolução no esporte local

Em coletiva à imprensa, realizada hoje, dia 3, no Colégio Londrinense sobre as Olimpíadas Escolares 2009, o prefeito de Londrina Barbosa Neto  falou da importância da cidade desenvolver a cultura esportiva. “ É preciso estimular cada vez mais o esporte e as Olimpíadas servem como incentivo  mesmo aos que ainda não estão inseridos na prática esportiva”, defendeu.

O prefeito disse ainda que vai lutar para que Londrina seja sede única, em 2011 ou 2012, das Olimpíadas Escolares. “Queremos fazer a revolução no esporte da cidade, temos que começar pela base, entre outras medidas a serem tomadas está o incentivo a espaços públicos destinados à base.”

O diretor  geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, disse que este evento contará com  993 escolas de 26 estados brasileiros. Ele contou que representantes de países como Ucrânia, Macedônia, Nigéria, Paraguai estarão observando as competições deste ano. Ele destacou os três aspectos fundamentais para que uma cidade seja escolhida como sede das Olimpíadas, “capacidade hoteleira, instalação esportiva e vontade política.”

Hubner destacou que as Olimpíadas deixam um legado para a cidade sede, pois trabalha com voluntários que são treinados e estarão preparados para outros eventos. Ele enfatizou ainda que a cidade recebe melhorias exigidas pela organização, as crianças passam a dar mais valor para a prática esportiva local e depois podem competir em âmbito estadual e até nacional, além da visibilidade que o evento gera para a cidade.

Na coletiva , além do prefeito de Londrina Barbosa Neto  e do diretor geral das Olimpíadas Escolares,  Edgar Hubner; também estiveram presentes o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Paulo Roberto de Oliveira e os atletas Leonardo Bortolini e Natália Falavigna

Detalhes

As Olimpíadas Escolares em 2009 vão acontecer entre os dias 5 e 15 de novembro. São 4.100 participantes de 28 delegações, divididos entre Maringá e Londrina (PR). São jovens entre 15 e 17 anos  que vão competir em atletismo, futsal, judô, vôlei e xadrez (Maringá); e natação, basquete, handebol e tênis de mesa (Londrina).
Em Londrina, a solenidade de abertura, será no dia 5, às 16 horas, no Ginásio de Esportes do Moringão – rua Gomes Carneiro, n° 315 . Na ocasião será acesa a Pira Olímpica e haverá apresentações artísticas.
As Olimpíadas Escolares 2009, conta com estudantes de 15 a 17 anos. A organização e realização é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Londrina e Maringá (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário