sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cheida participa de evento sobre cooperação entre o Brasil e a Dinamarca.

País pretende fazer investimentos em Curitiba e é referência em tecnologias limpas

O deputado Luiz Eduardo Cheida conversou sobre investimentos em Curitiba por parte da Dinamarca, em um jantar do qual participaram Victor Barbosa, cônsul honorário daquele país no Paraná; Nicolai Prytz, cônsul geral em São Paulo; o vice-governador Orlando Pessuti; Svend Roed Nielsen, embaixador da Dinamarca no Brasil, e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures.

O encontro foi oportunizado pela realização, na capital paranaense, do Seminário e Rodadas de Negócios "Brasil-Dinamarca: Cooperação em Meio-Ambiente", eventos promovidos pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Centro Internacional de Negócios (CIN). As atividades, no dia nove passado, transcorreram no Centro dos Trabalhadores e Empresários do Paraná (CIETEP).

Presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Cheida demonstrou especial interesse na cooperação entre os dois países, visto que o foco dos eventos esteve em soluções tecnológicas sustentáveis e relevantes para os setores de tecnologia limpa.

“A Dinamarca tem uma tradição respeitável em conservação do meio ambiente”, diz o deputado. Em 1971, o país criou o primeiro Ministério de Combate à Poluição. Desde então, a partir também da crise do petróleo, ainda na década de 70, desenvolveu muitas soluções para enfrentar desafios energéticos e ambientais e hoje se destaca no setor de tecnologias limpas.

“Muitas empresas dinamarquesas têm feito seus primeiros movimentos em direção à América Latina e, neste momento em que os mercados europeus estão estagnados ou negativos, diversas companhias nossas têm interesse em se estabelecer no Brasil”, antecipou o embaixador dinamarquês, Svend Roed Nielsen. “Espero que nos próximos dois ou três anos possamos ter vinte, trinta ou até quarenta das maiores e mais competentes companhias dinamarquesas aqui no Brasil".

Na abertura do seminário, o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, revelou-se “esperançoso” com essa perspectiva. “A Dinamarca é um dos países que mais tem cumprido os acordos das convenções internacionais ligadas ao meio ambiente”, afirmou. Segundo ele, fazer parceria com aquele país garante a conquista de maiores espaços nas questões ambientais e ligadas à qualidade de vida – “o que nós também procuramos fazer aqui no estado”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário