terça-feira, 25 de maio de 2010

Meninos negros acima de 5 anos são esquecidos na fila de adoção.


Pesquisa revela que 90,7% dos candidatos a pais adotivos preferem meninas brancas com menos de 2 anos


Uma triste realidade no Dia Internacional da  Adoção , que se comemora hoje. Embora o número de pessoas habilitadas a adotar seja quatro vezes superior ao de crianças disponíveis, é muito provável que estes jovens continuem ainda em abrigos até completarem 18 anos, porque não nasceram com o perfil procurado, que é menina, branca, com menos de 2 anos de idade.

“A maioria das crianças colocadas para  adoção  tem mais de 5 anos, são meninos, negros, tem irmãos ou defeitos físicos. E em abrigos há ainda muitos outros, com perfil idêntico, aguardando a verificação de destituição do poder dos pais”, diz o desembargador Antônio Carlos  Malheiros , coordenador das varas de infância e juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo. Apesar de tantas exigências, o desembargador considera a situação atual bem melhor que antes.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, das 1.436 crianças disponíveis para  adoção  em São Paulo, apenas 3% estão na faixa até 3 anos. Já os bebês representam 0,22% e a maioria tem irmãos para ser adotado junto ou problema de saúde.

O desembargador  Malheiros  explica que, ao contrário dos casais brasileiros, os estrangeiros fazem pouquíssimas exigências. “Eles adotam grupos de irmãos, crianças de qualquer sexo, idade, com defeitos físicos, problemas de saúde, doenças mentais e nem mencionam cor de pele.”

Outra exigência frequente, segundo o desembargador, e não aceitar criança que sofreu algum tipo de violência, principalmente sexual. “Muitos acham que isso poderá trazer problemas futuros, como se tivéssemos uma chave de controle para impedir que acontecesse algo semelhante a um filho biológico.”

O processo de  adoção  leva, em média, dois anos para que candidatos a pais possam ser bem examinados. Isso evita que ocorram casos como o da procuradora aposentada Vera Lúcia Gomes, que está presa, acusada de torturar a filha adotiva de 2 anos. “Ela é maluca. Obteve a guarda provisória por preencher os requisitos”, diz  Malheiros.

Na fase da guarda provisória, em torno de um ano, a lei aceita devolução da criança, por motivos justificáveis e injustificáveis. “Os pais que devolvessem sem motivos justificáveis deveriam pagar indenização à criança, como propôs o Ministério Público de Minas, porque isso não pode acontecer. É a mesma coisa que eu querer devolver meu filho biológico a Deus porque não gostei de alguma coisa nele”, compara o desembargador.
Homossexuais aceitos
O número de adoções realizadas por casais homossexuais deve ganhar impulso a partir de agora, com decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconheceu a união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. Por unanimidade, os ministros confirmaram decisão de primeira instância, autorizando uma das parceiras a registrar, em seu nome, filhos adotados pela companheira.

A decisão, inédita em instância superior, confirma a tendência da Justiça brasileira de habilitar, com menos burocracia, casais do mesmo sexo à  adoção . Nesse sentido, já existem inclusive ações favoráveis em São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro.

“O Judiciário não está mais virando o rosto para  adoção  homoafetiva”, diz o desembargador Antonio Carlos  Malheiros , coordenador das varas de infância e juventude do TJ de São Paulo, lembrando que o relacionamento de homossexuais com seus filhos é muito bom. Segundo ele, alguns juízes entendiam que as crianças podiam tornar-se homossexuais também com a convivência. “E isso não existe. Mas, se ocorrer, qual o problema?”

“A Justiça começa a entender que a sua resistência nesse tipo de  adoção  era prejudicial à criança. Antes, apenas um dos parceiros era habilitado, mas a criança convivia com o casal”, observa a advogada gaúcha Maria Berenice Dias, especializada em direito homoafetivo. Segundo ela, porém, ainda há muito preconceito.

Pais precisam de preparo

O processo de adoção, segundo a psicóloga da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), do Tribunal de Justiça, Sílvia Nascimento Penha, não é tão demorado quanto se diz. Ocorre que a Justiça avalia também o tempo de amadurecimento de cada pessoa que quer adotar. “Não pode ser dinâmico a ponto de colocar uma criança nos braços de pessoas que ainda não estão preparadas para isso”, diz.

O tempo de amadurecimento da ideia de ser pai adotivo não foi problema para o jornalista Christian  Heinlik . Quando ele assumiu a sua paternidade, há três anos, já havia passado anos pensando na adoção. Aos 34 anos, buscou o Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo (Gaasp) e foi lá que se informou sobre suas dúvidas. Um detalhe: resolveu adotar, mesmo solteiro.

“Conheci o Pedro Vinícius quando ele tinha 8 anos. Cheguei para falar com ele com a assistente social sabendo que eu seria seu pai”, conta. Três anos depois, os dois estão em plena sintonia. “Sou homossexual e meu filho foi aos poucos se habituando a esse contexto. Mas, antes de qualquer coisa, sou pai dele”, afirma.

Por dois anos, a dona de casa Maria do Rosário Toledo Santos, de 42 anos, lutou para adotar, junto com o marido Willian Gabriel dos Santos Toledo, de 35 anos, Flávia, hoje com 13 anos. Quando Maria a conheceu em uma instituição, não teve dúvidas: “Queria ser mãe dela”. A menina tem paralisia cerebral e não fala. Foi levada para a instituição com 4 anos. A possibilidade de ser adotada era muito distante. Mas foi possível graças ao amor insuperável de Maria do Rosário. “Eu faria tudo de novo”, garante.

Desejo de ter filho é a motivação
Pesquisa coordenada pela psicóloga Lidia  Weber , da Universidade Federal do Paraná, revela que a maioria das pessoas adota, prioritariamente, para satisfazer o  desejo  de ser pai ou mãe. Outros motivos são a necessidade de preencher a solidão, propiciar companhia ao filho único ou ainda substituir o filho biológico que morreu. Porém, apesar de o interesse da criança ter sido levado em consideração em princípio, isso não prejudicou o relacionamento entre pais e filhos.

Segundo Lidia, a pesquisa revelou que as dificuldades encontradas por alguns pais adotivos no relacionamento com o filho foram, geralmente, relacionadas às revelações tardias sobre adoção ou feitas inadequadamente por terceiros.

Outro dado curioso constatado na pesquisa é o de que o fator econômico não tem valor relevante. “Parece evidente que algumas condições materiais são imprescindíveis, mas o mais importante é a capacidade de amar sem impor tantas condições”, explica a psicóloga.

4 comentários:

  1. 2º PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
    Jornal do Povão: Interessante, dá para entender a sua promissora carreira.
    José Em-$erra: (O Médico e Monstro) Minha vida é um livro aberto, não sou corrupto, ladrão-honesto, sou do bem (mal) e eu não tenho duas caras. O que eu prometo, eu não cumpro e coisas que eu prometi que não iria fazer eu fiz.
    José Em-$erra: Vendemos e privatizamos grandes empresas, criamos mais postos de pedágio, tirei verba da educação, cultura e saúde, dei cargos para minha família, parentes, amigos pessoais e partidários. Negociei bastante, até coloquei o meu amigo pessoal Paulo Vieira Souza (Paulo Preto é racismo?) para desviar R$ 4 milhões destinados à minha campanha, dei à sua filha Tatiana Souza Cremonini ( Pretinha Demo Tucaninha), um cargo a ela no meu gabinete e na Segurança, que eu investi e é para proteger a nossa Elite e povo esqueci, eu falei que ia dar cargos aos negros e não dei, mas se eu for Presidente eu darei, por isso lutarei pelas cotas raciais, e tudo aquilo que o negro tem direito?
    Jornal do Povão:O seu vice o Deputado Índio da Costa (Índio Rico), todos sabem que ele liderou o Movimento da Câmara Federal contra as cotas raciais, sendo que este Movimento era patrocinado pela Elite, o grupo de extrema direita e conservadores, ruralistas, racistas, fascistas, nazistas e judeus sionistas, além da grande mídia como a Globo, Bandeirantes, SBT, Record, Cultura e Rede TV, rádios e jornais como a Grupo Abril, Folha, Estadão,$$$$etc, como o senhor que até ontem estava junto a eles?Agora se virou contra estes?
    José Em-$erra: Não, eu até consegui convencer o super racista Índio da Costa( O bonitinho, mas ordinário) ser meu vice, porque o DEM o nosso grande aliado mais o PPS, PTB, e outros grandes ou pequenos igual a nós racistas (Kus Kux- Klan (Instituto Millenium )do Lebron-Morumbi) , nós sabemos que para conseguir a vitória, precisamos dos votos da negraiada que são 55% do eleitorado brasileiro, porque nas duas vezes em que o Lula ganhou de nós, ele ganhou com o voto dos negros afro-descendentes, então para conquistar isso, nós fazemos qualquer coisa, vamos á macumba, roda de capoeira, toca pandeiro no pagode e cuíca nas escolas de samba, dançamos ah moleque!, o reboleixon e até o créu, freqüentamos aos churrascos do goleiro Bruno, vamos ao culto das Igrejas Evangélicas PretaPentecostal, vamos nu baile funk e dançamos o funk do caveirão, tá tudo dominado é MC $erra 45 , vamos na favela beijar as criancinhas, até pinga pro Exu estou oferecendo e virei sócio da Gaviões da Fiel, adotei o Urubu do Flamengo como amuleto da sorte, comprei um CD pirata do Mano Brown O Ra$erraonial MC, to que nem a Daniela Mercury fui á Bahia dancei axé e cantei A cor desta cidade sou eu, viva o pelourinho ILÊ AIyEU, Timbalada, Olodum, pus abada comi carajé, no Maranhão cantei reggae botei uma peruca de igual ao Bob Marley, fumei até um baseado prá da clima,to integrado na parada...
    Jornal do Povão: Poxa, o Sr radicalizou de vez!
    José Em-$erra:É que eu troquei meu marqueteiro, antes era o Nissan Guardamais, agora é o judeu americano Jacó Making All Money (Faz-tudo-por-dinheiro), ele era da equipe que elegeu o Neguinho Barack Obama no Estados Unidos.
    serracista.blogspot.com - JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 10 MILHÕES E-MAILS NEGROS

    ResponderExcluir
  2. 3º PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
    Jornal do Povão: Pô, José Em-$erra como você pretende fazer isto?
    José Em-Serra: O Ali Kamel o chefão da Globo deu a idéia disse ao Neguinho da Beija Flor que é preto tem 80% de genes de branco, eu que sou branco vou falar que tenho 80% de genes de preto, o meu padrinho ex Presidente Fernando HenriCão para fazer uma média com eleitorado negro, dizia que tinha um pé na cozinha, eu vou dizer que tenho os dois, fiz até um curso de imersão de gírias de negrês, ta ligado?, (é nóis na fita mano ,cai prá dentro, fui, Mané). Agora é a hora da virada, vou lutar com todas as minhas forças pelas cotas raciais, tanto que já estou conversando com a Candidata do PV a pretinha Marina Silva gente finíssima(20 milhões de votos), os pardos, o palhaço Tiririca e o craque Romário Bagunça, até o Netinho que detonei a campanha dele de Senador, porque você sabe que não(foi?) eu quem mandou a Policia invadir a mansão dele,(eu não traira-etico) prá foder ele. O que eu preciso é de votos, já conversei com o Marcola (mulato do PCC) e o Ney mar (o líder dos neguinhos da Vila).
    Por isso, todas as atitudes que vocês estão vendo eu não sou racista, tem até um Blog que se chama Serracista.blogspot.com que quis me detonar no 1º turno, que dizia que eu era racista que eu descriminava e odiava os negros, que a policia que eu comandava, era a que mais matava no Brasil e no Mundo, que o meu esporte predileto era fazer tira ao alvo com os negros, o que tudo mentira estou acabando com as favelas botando fogo nelas e exterminando o seu moradores. Assim, vamos acabar com a pobreza. Porque nós temos que unir o Brasil. Coisa que a Dilma e seu padrinho Lula (o mulatinho de cabelo pixaim) que virou branco de olhos azuis, querem fazer o contrário, eu assumo a raça, estou passando bronzeador de óleo de peroba com jabuticaba prá ficar mais escurinho, inclusive estão me chamando de Grande Otelo, Pelé e Mandela o que eu tenho muito orgulho de ser gozado. Se eu for eleito vou criar dois feriados nacionais para homenagear a comunidade afro 1º (Dia do Mussum da Graça Negra) que representa, a gente que a elite burguesa sempre sacaneou e o 2º ( Dia do Herói Zumbi da Desgraça Negra) que sofreu acidente quando caio encima de espadas e facões, depois que foi atingido por balas perdidas, são homenagens reais e sinceras. Nunca na historia deste pais, ninguém fez tanto pelos negros como eu fiz,
    Jornal do Povão: Mas como assim.
    José Em-$erra: Eu criei até a Favela Virtual no programa moradia popular Chic Black Chic, na área da Educação farei o ´Ensinico de Qualidade modelo paulista, o aluno nem precisa estudar que ta provado e as FATÉCACAS as Escolas de Ensinicos Superior Me Engana Que Eu Gosto,prá Saúde vou importar remédios genéricos paraguaios e chinês e energéticos da Bolívia e Colômbia vou criar o Hospital Igreja unindo médicos e médiuns,pastores ,bispos, padres todos milagreiros e enfermeiros enfermos, vamos fazer um mega mutirão da saúde e na área da In-Segurança vou unir a Rota e o Caveirão no Projeto de Paz-ceifaisão do popular,vamos usar também balas de bolinha papel e cassetetes de bobina de garrafa pet ,que apresentei no meu Show Comício no Rio de Janeiro a TV mostrou para o mundo todo minha palhaçada ganhou até do palhaço Tiririca, meu You Tube ta bom bando na internet campeão de acesso bizarro,se eu perder a eleição eu já tenho emprego com Governador Geraldo Alkpinókim,mas quero montar um circo para não perder a pratica com apoio da Globo e parceiros( ) O CIRCO INTERNACIONAL GLOBOBAL eu serei o palhaço Carequinha Serratitica e o meu vice o palhaço Arrelia Índio da Bosta na comédia tragica `Os Tuca.Nús e as Hienas do DeM.ônios Bem$$acaneando o Brasil´ com grande elenco da estrema direita neo-liberal com-sérvadora burguesa fascista racista brasileira.
    serracista.blogspot.com - JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 10 MILHÕES E-MAILS NEGROS.

    ResponderExcluir
  3. 4º PARTE
    O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
    Jornal do Povão: Mas o Sr nunca fez nada, nem como Prefeito e nem como Governador, nem uma secretaria e não deu nenhum incentivo para a comunidade negra paulista, e o Henrique Lobo seu líder disse que os negros para evoluir irão precisar de mais 500 anos.
    José Em-$erra: Se eu e meu Vice Governador Alberto Goldman que é judeu, não acreditamos em Jesus Cristo, conseguimos passar por Franciscanos para enganar os cristãos paulistas, o resto do pais é mais fácil, nosso aliados os DEMônios e PPS do Diabo Freire que causam e exploram a miséria do povo brasileiro, e nós Tucanos hienas sabemos ganhar a eleição.
    José Em-$erra: Você acha que eles irão acreditar nisso?
    José Em-$erra:Olha, eu comecei minha carreira política com o meu pai vendendo fruta na feira, casei com uma mulher chilena judia, digo que é cristã brasileira e mentindo virei Prefeito, Deputado, Senador, Governador, Ministro, Chefe do HenriCão Cardo$o e agora só falta ser Presidente... Consegui o possível e o impossível sou candidato das Elites,mas são os pobres que me elegem, consegui unir os evangélicos e católicos, contra a Dilma até os gays, pedófilos, emos e um monte de porcarias, eu conquistei, do norte ao sul de leste ao oeste, são todos $erra. Agora só faltam os negros. Todos falam que no meu palanque, só tem branco cheiroso, o que é uma calunia dos ateus. Vocês já viram quantos pretos (capitães de mato) tem na minha propaganda? Coloquei até um negrão gay como apresentador, para sacanear a comunidade negra no bom sentido, pedindo votos me elogiando, o povo até anda falando que eu sou alto, bonito, honesto e cabeludo. Eu fui benzido pelos orixás da Bahia, do Bispo evangélico Valdomiro Santo Tdiabo (o Edir Macedo Preto)aos Bispos negros do capeta tão me apoiando,minha filha Verônica $errandolare$$$$$ e a minha esposa a chilena judiadora Mônica Abortista $erra, que inclusive carregou a Nossa Senhora da Aparecida a Santa Negra Padroeira do Brasil para abençoar minha candidatura.Se Henricão Cara,d,o$$o que era ateu conseguiu ser Presidente e se reelegeu, calcula eu com o apoio deste e de todas as religiões e o marketing judeu.Estou eleito, vou até convidar os afro-descendentes Presidentes Barato Obama e Hugo Chavéco para minha posse Temos que unir o Brasil+Haiti ( Salvar as elites e punir os pobres). O meu slogan é: Vote José Em-$erra para Presidente!$erra é calibre 45!!!
    serracista.blogspot.com - JORNAL DO POVÃO
    jornal.povao@bol.com.br / 10 MILHÕES E-MAILS NEGROS.


    CAMPANHA NACIONAL PRÓ SERRA.
    SERRA EM-SERRA,
    POR FAVOR, PARA O BEM DO BRASIL?

    ResponderExcluir
  4. Se tivessem o minimo de lisura e vergonha na cara ao menos se identificava, mas ae falsários não tem a coragem nem de mostrar a própria cara, vai tentando, mas ae bem que poderia usar esse tempo que esta sobrando para fazer algo de bom as comunidades, isso se vc morar e saber o que é uma comunidade.

    Jaburu

    ResponderExcluir