terça-feira, 16 de junho de 2009

Ao Mestre Aldo um Icone da Cultura Londrinense.


PARABÈNS MESTRE "ALDO"
Nascido em 1970, em Londrina- PR, Aldo Moraes é autodidata em violão, piano e outros instrumentos de sopros e cordas, como flauta e violino. Estudou teoria com Maestro Gervásio Basílio e composição com Hans Joachin Koellretter, enveredando pela composição em 1991.Ainda estudou com Mário Loureiro, José Eduardo Grammani e Gerard Behague e fez workshops com Arrigo Barnabé, Ricardo Rizek,Oilian Lanna, Roberto Gantalli e Jusamara Souza.
Premiado na Aústria em 1994, participante da Bienal de Música Contemporanea do Rio de Janeiro em 97, Moraes participou do VII Encompor, em Porto Alegre com a peça Gestos para piano solo e em 2002, escreveu a Ballade pour Peter Mieg, para a Fundação do mesmo nome que cuida da obra deste autor , na Suiça. Em 2004 e 2005, teve a peça Ballade pour Peter Mieg apresentada em Córdoba/Argentina e na Itália.E na Espanha, teve estreada sua coleção Suite Brasileira nº 01.
Também escritor, Moraes ganhou vários concursos nacionais de conto e poesia como: XVII Concurso de poesias da Revista Brasilia, em 1996; 8º Concurso do Instituto Internacional da Poesia em 1995 e; publicou nas coletaneas: Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira em 2000 e 2005, Nau Literária em 2002, Latinidade em 2004 e no livro"Humano, humano demais em 2004. Recebeu, em Londrina, o Premio Zumbi dos Palmares, em 2003, por sua atuação junto à inserção e valorização da cultura nacional.Em 1996, criou o Instituto Cultural Arte Brasil , onde desenvolve projetos culturais, entre eles o Batuque na caixa, que ensina música para crianças carentes de Londrina, desde 1999.Reconhecido por personalidades como os instrumentistas Hermeto Paschoal e Naná Vasconcelos, a poetisa Alice Ruiz, Alcione e Olodum, o projeto já atendeu 5.100 crianças e teve reconhecimento nacional e de estudiosos da educação musical como o canadense Murray Schaffer.
Seus trabalhos mais expressivos, incluem:
02 SINFONIAS
08 Suites Brasileiras para violão solo
Cor Coração para trio de violões
Quarteto de cordas nº 01
Gestos para piano solo, em 07 movimentos
A Bailarina, piano solo, em 03 movimentos
03 Sonatas para piano solo,01 Concerto para violão e orquestra e diversas peças de câmara para flauta, piano, violão, violino, fagote e etc.., além de 120 canções populares em diveros estilos.


Tem gravados os cds:
Gestos- piano solo
Twin sounds- instrumental
Poemas do amanhecer
Duas Palestras



Escreveu o romance Casasanta e publicou poemas em revistas, jornais e coletaneas nacionais, desde 1995.Seu trabalho se distingue pelas formas e escalas próprias que o compositor desenvolveu com estudos formais, com seu interesse pelo folclore nacional e pelas viagens que empreendeu ao interior do país, onde vivenciou da cultura popular urbana e rural com caboclos, indigenas e quilombolas.Por isto, formas como Haicordas, Poema de Som, Afro-Siute, Afro-Haicai e escala como o tom alterado permeiam suas composições com um som nacional e ao mesmo tempo universa,l diferenciado.
Contato para aquisição de partituras e cds:
Avenida da igualdade, 102
86077-010 Londrina PR composermoraes@hotmail.com

A você Aldão que com certeza contribui muito com a Cultura Londrinense, Paranaense e Brasileira, a periferia te parabeniza de corpo e alma, desejamos a você tudo, tudo de bom, que Deus permita que seu trabalho seja levado a todas as nossas comunidades, principalmente as mais carentes, conte sempre conosco, nas melhores e as piores horas e lembre-se força e honra sempre, sempre.
Por: Marcão Jaburu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário