terça-feira, 30 de junho de 2009

Líderes partidários discutem reforma eleitoral, mas deputado Alfredo Kaefer defende reforma política mais ampla.

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer, se reúne nesta terça-feira com os líderes partidários para discutir a proposta de reforma eleitoral que teve como coordenador o deputado Flávio Dino (PC do MA). O texto prevê, por exemplo, a liberação de todos os meios da internet na campanha eleitoral.
O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) defende uma reforma política ampla e não apenas um complemento de reforma eleitoral. Segundo ele, deveria haver uma alteração constitucional para que o país tivesse as eleições todas de uma só vez (para vereador, prefeito, deputado estadual e distrital, federal, senador, governador e presidente da República).
Ele defende que nas próximas eleições os mandatos sejam de seis anos, para que haja a coincidência de mandatos em 2016. Deixou claro, porém, que reprova a ideia de alguns parlamentares que desejam prorrogar os atuais mandatos. “Isto seria efetivamente um estelionato eleitoral, porque as pessoas que foram às urnas em 2006 votaram em seus candidatos com mandatos de quatro anos e não de seis anos, mas nas próximas eleições eu defendo que haja a prorrogação para que tenhamos a coincidência”, afirmou Kaefer, acrescentando que defende também o voto distrital misto e o fim das coligações nas eleições proporcionais. “Se fizéssemos estas alterações, tenho certeza que estaríamos fazendo uma boa reforma eleitoral, mas lamentavelmente só teremos um arranjo eleitoral, com pequenas modificações”, disse ele.

INESC
Mas o deputado Alfredo Kaefer não está isolado ao defender uma reforma política mais ampla. O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em nome das entidades da sociedade civil que integram a Frente Parlamentar de Reforma Política com Participação Popular, apresentará no dia 1º de julho à Comissão de Legislação Participativa (CLP) uma sugestão de projeto de lei de reforma política. A informação é da Agência Câmara.
Para a coordenadora da frente, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), a proposta é importante porque uma verdadeira reforma deve ir além da correção das graves distorções do sistema político brasileiro: "Devemos tornar efetivas as conquistas da cidadania brasileira consagradas na Constituinte de 1988", afirma. Assim, o projeto dá especial atenção à regulamentação dos plebiscitos, dos referendos e dos projetos de iniciativa popular.
A proposta tem como eixos a regulamentação dos instrumentos de democracia participativa previstos pela Constituição de 1988; o financiamento público exclusivo de campanhas; as listas preordenadas com alternância de gênero; a fidelidade partidária; e as coligações.

Camelos se organizam para ficar nas ruas de Londrina.

Um grupo de 100 camelôs de Londrina está se organizando para permanecer nas ruas do centro da cidade, de forma regular, em barracas padronizadas. Eles fundaram a ONG “Reviver de Londrina” e contam com o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A entidade já se reuniu com o diretor de Trânsito da companhia, major Sérgio Dalbem, há cerca de um mês. Na reunião, ficou estipulado quais produtos e como eles podem ser comercializados nas ruas, de acordo com o Código de Posturas do Município.

Segundo o presidente da ONG, Jaci Pereira Santos, cerca de 80 camelôs já vêm se articulando há mais de 3 anos com o intuito de formar a organização. Nesse período, no entanto, eles não conseguiram ser recebidos pela diretoria da CMTU, situação revertida agora. “Tivemos pela primeira vez a atenção da diretoria da CMTU, que nos orientou em como proceder. Legalizar a categoria é o que a gente mais quer”, destacou Santos. “Inclusive nós apoiamos a fiscalização contra produtos pirateados e sem nota fiscal. Todos os membros da ONG querem é deixar de ser marginalizados”.

Os ambulantes afirmam que, assim que forem legalizados, eles próprios vão fiscalizar para evitar que o centro volte a ficar como hoje, sem espaço para a passagem de pedestres, num verdadeiro comércio de contrabando a céu aberto. “Queremos que tudo fique normatizado, cada um com seu ponto e seu produto, de acordo com o que manda a lei. Porque só assim a própria Prefeitura vai conseguir evitar que novos ambulantes voltem para as ruas. Só apreender a mercadoria e ignorar a nossa existência, já foi provado que é algo que não adianta”, disse Francisco Santana Silva, tesoureiro da ONG.

Segundo ele, os camelôs buscaram inspiração em projetos de permanência nas ruas como os já existentes em cidades como Arapongas, Apucarana e Curitiba. Nestes locais, as “banquinhas” são padronizadas, removíveis e afixadas a cerca de 50 centímetros de distância do meio-fio, o que liberaria a passagem nas calçadas e evitaria a poluição visual provocada pelo comércio de rua desregulamentado. “Existem muitos ambulantes que só estão de passagem por Londrina. Principalmente os comerciantes de produtos pirateados. Quem é da cidade está reunido com a gente e quer se enquadrar na lei”, apontou Francisco Silva.

Produtos Segundo o artigo 71 do Código de Posturas, é permitido o comércio ambulante de produtos como frutas, minipizza expressa, salgados, doces, verduras, sorvetes, caldo-de-cana, cachorro-quente, peças artesanais confeccionadas pelo próprio artesão, roupas usadas, mercadorias e produtos importados, flores naturais e artificiais, pipas, produtos naturais tais como aveia, linhaça, granola, ervas para chás, melado, afiadores de facas, tesouras e alicates.

ONG quer se adequar à lei De acordo com o tesoureiro da ONG “Reviver de Londrina”, Francisco de Santana Silva, o grupo não quer sair das ruas devido a experiências anteriores malsucedidas, como a do Centro de Referência do Artesanato de Londrina [antigo Cereal]. O Cereal, que contou com o apoio do Município, fechou após falta de pagamento do aluguel do imóvel. “Nós não temos condições de pagar aluguel. Nossa renda é muito baixa e, se nos tirarem das ruas, as pessoas não vão até nós”, destacou Silva. “Agora, com a Lei do Microempreendedor, queremos nos tornar legais e seguir o que o Município diz. Mas para sobrevivermos e podermos pagar nossas contas, precisamos ficar na rua. Por isso, buscamos exemplos de outras cidades e concluímos que é possível permanecer na rua, mas de forma que não deixe a cidade feia e não seja uma ameaça aos outros comerciantes e nem atrapalhe a acessibilidade.”

CMTU apoia iniciativa

O diretor de Trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem, afirmou que foi realizada uma reunião com as lideranças da ONG e as condições estabelecidas pelo Código de Posturas do Município para a permanência deles nas ruas foram definidas. Dalbem destacou ainda que, com a adesão do grupo à Lei do Microeempreendedor, uma série de palestras com o apoio do Sebrae será realizada, bem como a normatização dos lugares nas ruas e de barracas. “Mas ainda não dá para falar em prazos, porque essa é uma ação que está em movimento. O que posso afirmar é que, enquanto isso não se concretiza, vamos continuar com as apreensões de produtos contrabandeados e coibir práticas que fujam ao que esse grupo já protocolou conosco”, afirmou Dalbem.

Morre Correografa Alemã Pina.


A coreógrafa de dança moderna e bailarina alemã Pina Bausch faleceu nesta terça-feira (30), aos 68 anos, informaram à AFP fontes do Tanztheater de Wuppertal (oeste da Alemanha), onde ela estava radicada.

"Pina Bausch faleceu na manhã desta terça-feira no hospital, uma morte repentina e rápida, cinco dias depois de ter um câncer diagnosticado", anunciou a porta-voz do Tanztheater, Ursula Popp.

"No domingo passado ainda estava no palco, junto à companhia, na ópera de Wuppertal", completou.

Seu verdadeiro nome era Josephine Bausch. A fama começou na Metropolitan Opera de Nova York. Era considerada a grande dama da dança contemporânea alemana, com um estilo expressionista único que no início de sua carreira provocou polêmica, antes de ser reconhecido mundialmente.

Atos Secretos do Senado Brasileiro.

Um dos atos secretos do Senado é de 2005 e beneficiou, de uma só vez, 350 funcionários. É o que mostra a repórter Delis Ortiz.

A decisão que permitiu pagamentos acima do teto constitucional está na lista de atos secretos apresentada pela comissão de sindicância.

É o boletim suplementar 3347, que aprova um parecer da Advocacia do Senado. O texto autoriza provisoriamente a aplicação do teto em separado na acumulação de rendimentos, considerando cada remuneração isoladamente. Um provisório que já dura quatro anos.

domingo, 28 de junho de 2009

Podem tentar, más não me intimidar.

Bom não consigo acreditar porque tanta ira, tanta raíva, pôxa que legal vc encontrou alguém que seu dinheiro não pode comprar, é isto não é apenas em filmes, acredito na mudança e para haver mudanças, muito tem a mudar, você não me conheçe, diz palavras ao vento, agora com que cara ficou perante os seus, pensou que seu dinheiro poderia me comprar, errou, temos muito pouco quando temos, mais este pouco é suficiente para nos manter-mos, nunca fomos acostumados com regalias, cresçemos na periferia e aprendemos a morrer por ela, somos diferentes, uns acham que perdemos muito, eu discordo, e mostro sempre que possível que é fácil não se render as facilidades, fazendo trabalhos sujos, eu nem quero, acredito que mais tem Deus para dar,do que o outro para tirar, não fique surpreso ainda,se surpreenderá mais ainda, confundiu-se ao achar que eu era amigos das elites do Brasil, que valor as Elites do Brasil dão para o meu povo, querem apenas nos sugar, e nós por outro lado, queremos viver, apenas viver sem ter que fazer mal a ninguém, acredito que um dia faremos tal diferença a ponto de ter-mos mais aliados que acreditem em uma causa coletiva, Heloísa diz que quem chora faz cicatrizes no coração, más só faz cicatrizes no coração aquele que não se acovardou e não deixou as batalhas, jamais pegarei do seu dinheiro, não confunda-se, aki é periferia, ache o que quizer, pode dizer que sou amigo das Elites do Brasil, quero ver provar, burrões, pesquisem meu passado, vão as periferias e vejam qual o meu trabalho, valeu mesmo, mais ai eu não nasci para ser corrompido, e não tenho medo nenhum .

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Por maior descencia as Mulheres.

Companheiros e Companheiras
O Mandato da Vereadora Lenir de Assis, vem acompanhando a reivindicação da sociedade para a Implantação da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Londrina, em conformidade à Lei Federal nº11.340/2006 a Lei Maria da Penha, esta Vara Especializada irá garantir a Mulher Vítima de Violência Doméstica um atendimento especializado de uma equipe multidisciplinar que poderá garantir a esta um atendimento de qualidade, garantindo a mulher os seus direitos.Realizamos pelo mandato em parceria com a Secretaria da Mulher e o Conselho Municipal da Mulher uma Audiência Pública na Câmara Municipal onde após esta audiência pública foi instituída uma comissão para acompanhar a implantação da Vara Maria da Penha e deliberada várias ações que foram encaminhadas. Desde então estamos acompanhando este processo, no sentido de agilizar a implantação desta Vara.Por esse motivo estaremos junto ao grupo "PODER ROSA" constituído por mulheres de diversos segmentos, neste dia 27 de junho (Sábado) das 9h às 12h no Calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil, onde estaremos recolhendo assinaturas para que possamos mais uma vez encaminhar o pedido aos órgãos competentes de que Londrina necessita da Implantação da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Londrina, o mais breve possível. Lembrando que é uma reivindicação de toda a Sociedade e que precisa ganhar força com sua participação.
Venha fazer parte dessa luta, participando desta mobilização. Dia 27 de junho de 2009 (Sábado)Local: Calçadão em frente ao Banco do Brasil
Horário: 9h às 12h"LONDRINA PELA IMPLANTAÇÃO DA VARA MARIA DA PENHA!"

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Domingueira, esperamos que aprovem.

O vereador Paulo Arildo (PSDB) apresentou um projeto de lei criando a passagem de ônibus a R$ 1 aos domingos, a chamada “domingueira”. O texto do tucano, que deverá ter uma tramitação polêmica mais tranquila, comparando o bom impacto social que causará as comunidades, há os que dissem que Arildo tenta implantar uma promessa de campanha de Luiz Carlos Hauly, candidato do seu partido, derrotado no segundo e no terceiro turnos. Acreditamos que vem para ajudar as comunidades e que não causaria nenhum impacto para a empresa, pois o custo de transportar 20 passageiros é o mesmo de transportar o ônibus em sua lotação maxima, torcemos para que este maravilhoso projeto seja aprovado, valeu Paulo Arildo, Londrina precisa de inovações em todos os setores, esperamos que os nobre vereadores (as), pensem na comunidade e deixam sua magoas ou diferenças partidárias de lado ao votarem este projeto.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Vamos dar uma maõzinha para o Edson Amorim, ele é gente da gente.


Galera vamos dar uma mão para o camarrada cantor Edson Amorim: Votem no vídeo dela na Garagem do Faustão:

Edson Amorim começou a carreira ainda jovem na cidade de Londrina no estado do Paraná, conhecido na escola e na vizinhança como “Cantor”, com 12 anos de idade já animava as festas da família e amigos e também se apresentava em programas de TV com seu primo Wilson, formando a dupla Edson e Wilson.Lançou-se no mercado em 2008, mas já amadurecido com experiência e ensaios informais de pai e filho, durante anos.Professor de música e cantor, Edson Amorim é o autor das canções que fazem parte de seu cd que tem como tema “FESTA NA CIDADE”. Com produção do STUDIO 8, o cd marca a profissionalização do garoto que tem como referências João Bosco e Vinicius, Zezé de Camargo e Luciano e Chitãozinho e Xororó.Contato para Shows: (43) 3258-3911 ou (43) 9128-2029Há também disponivel neste link http://letras.terra.com.br/edson-amorim/ todas as letras de musica do CD festa na cidade.

Votem votem otem votem votem votem votem votem votem votem votem

Bem vindos amigos e amigas - Votem no Video do Edson Amorim na garagem do Faustão.... Esse é o link http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1055519,00.html Conto com todos vocês... Obrigadooo!!!!

Faça a Diferença !!!

"Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só podia fazer pouco."

Pobreza:
Entre 55 e 90 milhões de pessoas passarão à condição de pobreza extrema ainda neste ano de 2009, devido à recessão mundial resultante da crise financeira internacional.Mais de 1 Bilhão sofrerá de fome crônica no mundo todo.Segundo pesquisas, 53,9 milhões de brasileiros são pobres; isso significa que quatro em cada dez brasileiros vivem em miséria absoluta. Entre as 130 Nações que medem a distribuição de renda, o Brasil é o penúltimo colocado; só ganha de Serra Leoa.equivale a 31,7% da população. 21,9 milhões dessa população são muito pobres, ou 12,9% dos brasileiros.

Violência:
Segundo a UNESCO, de 60 países analisados, em apenas 06 o número de homicídios é superior ao número de mortes por acidentes de trânsito.Dentre esses está o Brasil e mais três países da América Latina. Em 49 desses países, o número de suicídios é superior ao número de homicídios; dentre as exceções está o Brasil e mais sete países da América Latina. A América Latina é a região onde mais ocorrem homicídios no planeta: 30 mortes para cada grupo de 100.000 pessoas ao ano, o triplo da média mundial.Da população mundial, o Brasil responde por 11% de todos os homicídios do planeta. É o 2º país que mais mata utilizando armas de fogo, 3º em homicídios contra jovens e 4º colocado em homicídios no geral. O Brasil é o 3º mais violento da América Latina, perdendo somente para a Colômbia e Venezuela.
Aborto:Estima-se que são feitos 42 milhões de abortos a cada ano em todo o Planeta, e, desses, 20 milhões são ilegais ou executados clandestinamente. Segundo a OMS, abortos inseguros causam por volta de 65.000 a 70.000 mortes maternas a cada ano(1), 99% das quais ocorrendo nos países em desenvolvimento(2).No Brasil a cada minuto, quase dois abortos clandestinos são realizados . O número é uma estimativa baseada nas internações pós-aborto pelo SUS e aponta que, desde 1999, cerca de 952 mil mulheres interromperam a gravidez por ano no país.

Desmatamento:
Dados divulgados indicam que a Floresta Amazônica perdeu 754,3 quilômetros quadrados de florestas entre novembro de 2008 e janeiro de 2009. A área equivale a metade do município de São Paulo.O país perdeu um campo de futebol a cada dez minutos na Amazônia, nos últimos 20 anos.O Brasil é campeão mundial de desmatamento. Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 km2 por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km2. As principais causas pelo desmatamento na Amazônia são a retirada de madeira, o cultivo de soja e gado.

Nós, do Planeta Voluntários, convidamos você a servir e a apoiar os outros com devoção e compaixão. Começando com a nossa própria transformação pessoal e, mediante serviço, por fazer a diferença, é a forma como nós acreditamos que vamos chegar a essa massa crítica de pessoas que, juntas, emerge como a nova humanidade.
Serviço altruísta surge espontaneamente a partir de apenas compreendendo que somos uma humanidade. Talvez você possa escolher as atividades que podem de alguma forma contribuir para o bem estar dos outros em sua comunidade. Isso poderia ser empenho pessoal voluntariado como ajudar uma pessoa idosa, um orfanato, um abrigo, um hospital, entre outros. Os valores e os princípios do movimento emergente para uma nova humanidade, e da Aliança, que está a tentar servi-lo, se baseiam no apoio de políticas, as causas e as ações que favoreçam o respeito pela vida, dignidade humana, a liberdade, a sustentabilidade ecológica e a paz. Faça todo o bem que puderPor todos os meios que puderDe todas as maneiras que puder.Em todos os lugares que puder Todas as horas que puderPara todas as pessoas que puder Enquanto você puder.Faça a Diferença. Por Marcio Demari PLANETA VOLUNTÁRIOS

Porque ajudar faz bem !!!http://www.planetavoluntarios.com.br/ A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!

domingo, 21 de junho de 2009

Verdades.

"Quem chora, dizem que faz cicatrizes na alma, más tem uma coisa só tem cicatriz na alma quem não se acovardou, quem não fugiu do campo de batalha, eu, eu sou um homem livre".

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sociedade deve liderar mudança.

Brasília, 18 de junho – Em debate, há oito anos, na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5.921/2001 apresentado pelo deputado tucano Luiz Carlos Hauly (PR) passou por mais uma sabatina hoje, durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico. Ele reiterou a importância de se provocar o debate através de projetos polêmicos e se exercite a democracia participativa que consolida a democracia representativa.

Ele disse que o poderoso meio de comunicação que diz respeito à civilização na historiada humanidade - TV internet e rádio devem discutir e assumir o caráter educativo civilizatório. “Precisamos do comprometimento da sociedade – família, igreja, empresários, homens públicos para reconstruir esse país, tendo consciência do papel decisivo que as emissoras televisão desempenham na formação da consciência coletiva.


A coordenadora-geral de Supervisão e Controle do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Andiara Maria Braga Maranhão, afirmou que existe um consenso de que todos os consumidores são vulneráveis, mas alguns grupos, em especial as crianças, são hipervulneráveis e precisam de proteção especial. Ela informou que já está em operação uma força-tarefa no âmbito do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que promoverá o diálogo com fornecedores de produtos, com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e com Congresso Nacional em busca da proteção aos vulneráveis.

O cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e presidente do Grupo Mauricio de Sousa, defendeu a existência de publicidade dirigida às crianças, mas dentro de um ambiente de "consciência do consumo". "Na hora de vender um produto, se pergunte se você daria esse produto ao seu filho", disse Sousa.

Abusos na publicidade

Também na audiência, a coordenadora-geral do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, Isabella Henriques, manifestou apoio ao substitutivo que proíbe a publicidade dirigida às crianças. Isabella Henriques disse que, atualmente, os abusos na publicidade são controlados de forma dispersa pelo Poder Judiciário, pelo Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, pelos Procons e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), especialmente quando provocados. Para ela, o controle do Conar não é suficiente e, além disso, o conselho não tem poder punitivo.


A representante do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Silvia Vignola afirmou que em pesquisa recente se confirmou a opção dos empresários de cumprir a legislação, por isso, se torna necessário ter um instrumento que estabeleça regras e sanções. “Na Europa, empresários reconhecem que criança é público vulnerável e admitem mudanças nas peças publicitárias”, afirmou.

As críticas contra o projeto são feitas pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Armando Strozenberg, para quem a publicidade já obedece à Constituição, ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Ele considerou totalitária a decisão de proibir a publicidade dirigida a crianças.


Participaram do debate:

- Andiara Maria Braga Maranhão, coordenadora-geral de Supervisão e Controle do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça;
- Luciana Loureiro, representante do Ministério Público Federal;
- Dirceu Raposo De Mello, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
- Ricardo Figueiredo Moretzsohn, representante do Conselho Federal de Psicologia;
- Isabella Henriques, representante do Instituto Alana;
- Edney G. Narchi, vice-presidente-executivo do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar);
- Paulo Machado de Carvalho Neto, conselheiro superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert);
- Rafael Sampaio, vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA);
- Sebastião Bonfá, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral);
- Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq);
- Armando Strozenberg, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap);
- Mauricio de Sousa, cartunista e presidente do Grupo Mauricio de Sousa;
- Silvia Vignola, representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Hauly defende Brasil transparente com sociedade liderando mudanças.

Brasília, 17 de junho – O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) disse que o Brasil tem arcabouço jurídico e não tem eficácia do poder legal, o que inviabiliza a cobrança pela aplicação de algumas leis. Hauly afirmou que a transparência total das atividades dos três poderes – Executivo Legislativo e Judiciário – já poderia estar em funcionamento.
“Tem a Lei 9755/1998, de minha autoria, que determina a publicação dos balanços na rede mundial de computadores e tem ainda um projeto de lei (PL 3199/2004) em tramitação que determina o acesso do Siafi, on line, para qualquer cidadão, sem custo”, disse Hauly na reunião de audiência pública da Comissão de Legislação Participativa sobre Ética e Transparência nos Poderes da República.
Ele disse que o Senado, por exemplo, que está sofrendo com graves denúncias deve provocar mudanças substanciais – desde a redução dos custos pela metade, começando com 10% a partir do ano que vem até alcançar os 50%.
“É hora repensar esse país de forma global. Não deu certo!”, provocou Hauly. Ele disse que só uns poucos têm, pois no Brasil, quem ganha dois salários mínimos pagam 48,8 % de imposto enquanto aqueles que recebem acima de R$ 30 mil pagam 26%. O Deputado criticou a destinação de R$ 30 bilhões para programas sociais quando arrecada R$ 300 bilhões. Além disso, o Brasil é o pais que mais tributa alimentos no mundo – 35%, contra a média mundial de 7%.
Então ele convidou a união de esforços Congresso Nacional, da imprensa, empresariado, com o intuito de resgatar a dignidade e honradez da política para que jovens possam ter a expectativa de atuar na política de forma clara e honesta.

Comissão Nacional Pró-conferência Nacional de Comunicação lança novo site.

Está no ar o novo site da Comissão Nacional Pró Conferência [CNPC], no endereço http://www.proconferencia.org.br/. O portal já está recebendo cadastros e atualizações sobre a organização da I Conferência Nacional de Comunicação [Confecom], programada para acontecer de 1º a 3 de dezembro.
O objetivo do novo site é fornecer informações diárias sobre as mobilizações da sociedade e propiciar um espaço de diálogo e troca de informações entre os interessados em participar do processo. Também serão disponibilizados todos os documentos oficiais da I Confecom, como decretos, portarias, regimento interno e resoluções da Comissão Organizadora.
Para potencializar a articulação do movimento social em todo o Brasil, cada comissão estadual terá um login e senha e poderá atualizar suas agendas diretamente no site. Também há espaço reservado para informações sobre as entidades e os contatos de cada estado. Notícias, áudios, vídeos, fotos e publicações sobre a conferência também poderão ser enviadas para nacional@proconferencia.org.br, ganhando visibilidade no site. Todo material contribuirá para esclarecer, divulgar e intensificar o preparo para o debate da I Confecom.

Campanha Não homofobia!

O grupo Arco-Íris está divulgando a campanha Não Homofobia!, que tem como principal objetivo divulgar informações, pressionar parlamentares e mobilizar a sociedade pela aprovação do Projeto de Lei Complementar 122/06, que propõe a criminalização da homofobia. A idéia é arrecadar mais de um milhão de assinaturas eletrônicas, até o fim da campanha [na Parada do Orgulho LGBT Rio 2009]. O projeto torna crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero - equiparando esta situação à discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, sexo e gênero, ficando o autor do crime sujeito a pena, reclusão e multa. O endereço do site da campanha é https://www.naohomofobia.com.br/home/index.php.

OI Futuro prorroga prazo de inscrições do Prêmio Novos Brasis 2009.

OI Futuro prorroga prazo de inscrições do Prêmio Novos Brasis 2009
As inscrições para o Prêmio Novos Brasis 2009, promovido pelo Instituto OI Futuro, foram prorrogadas até o dia 26 de junho. A iniciativa tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de tecnologias sociais que apliquem tecnologias da informação e comunicação de forma positiva para a promoção da cidadania de grupos vulneráveis e comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano. A prioridade é para projetos que possuam todas ou a maioria das seguintes características: desenvolvimento de tecnologia social inovadora; clareza e precisão dos objetivos, metas, estratégias, indicadores e ferramentas; inovação e criatividade; compatibilidade entre proposta e orçamento; compatibilidade entre proposta e tempo de execução; qualidade do sistema de avaliação e monitoramento; apresentação de diagnóstico da comunidade e definição do público beneficiário; viabilidade tecnológica; capacidade de estabelecimento de parcerias transparentes; disponibilidade para trabalhos em rede e articulações interinstitucionais; preocupação com a participação da comunidade e a interface com o poder público; e relação dos objetivos com as demandas da comunidade.
Podem concorrer ações de todo o território nacional que sejam propostas por pessoas jurídicas sem fins lucrativos que estejam legalmente constituídas há pelo menos um ano. A íntegra do edital de seleção está no site www.oifuturo.org.br/novosbrasis.

Acredite.

Nossos problemas se transformam nas oportunidades de Deus em nossas vidas , para nos aproximarmos mais dele, enquanto ele revela seu poder e sua glória em nosso favor. Ele ama transformar os nossos erros mais caros em pedras preciosas de sabedoria, nossos lugares feridos e sangrendtos em fontes de maior força, e nossos medos mais profundos em fé inabalável.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sempre na luta.

Apesar de tudo,continuaremos lutando smpre, sempre, precisamos sim é de muita paz e união, muita justiça e liberdade, más que nada nem pensem que irei parar, nem viram nada ainda, aguardem, sempre estarei lá, queiram ou não, só pararei quando Deus quizer, se gostou bem, se não gostou, problema de vocês, eu sou sempre mais eu.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ao Mestre Aldo um Icone da Cultura Londrinense.


PARABÈNS MESTRE "ALDO"
Nascido em 1970, em Londrina- PR, Aldo Moraes é autodidata em violão, piano e outros instrumentos de sopros e cordas, como flauta e violino. Estudou teoria com Maestro Gervásio Basílio e composição com Hans Joachin Koellretter, enveredando pela composição em 1991.Ainda estudou com Mário Loureiro, José Eduardo Grammani e Gerard Behague e fez workshops com Arrigo Barnabé, Ricardo Rizek,Oilian Lanna, Roberto Gantalli e Jusamara Souza.
Premiado na Aústria em 1994, participante da Bienal de Música Contemporanea do Rio de Janeiro em 97, Moraes participou do VII Encompor, em Porto Alegre com a peça Gestos para piano solo e em 2002, escreveu a Ballade pour Peter Mieg, para a Fundação do mesmo nome que cuida da obra deste autor , na Suiça. Em 2004 e 2005, teve a peça Ballade pour Peter Mieg apresentada em Córdoba/Argentina e na Itália.E na Espanha, teve estreada sua coleção Suite Brasileira nº 01.
Também escritor, Moraes ganhou vários concursos nacionais de conto e poesia como: XVII Concurso de poesias da Revista Brasilia, em 1996; 8º Concurso do Instituto Internacional da Poesia em 1995 e; publicou nas coletaneas: Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira em 2000 e 2005, Nau Literária em 2002, Latinidade em 2004 e no livro"Humano, humano demais em 2004. Recebeu, em Londrina, o Premio Zumbi dos Palmares, em 2003, por sua atuação junto à inserção e valorização da cultura nacional.Em 1996, criou o Instituto Cultural Arte Brasil , onde desenvolve projetos culturais, entre eles o Batuque na caixa, que ensina música para crianças carentes de Londrina, desde 1999.Reconhecido por personalidades como os instrumentistas Hermeto Paschoal e Naná Vasconcelos, a poetisa Alice Ruiz, Alcione e Olodum, o projeto já atendeu 5.100 crianças e teve reconhecimento nacional e de estudiosos da educação musical como o canadense Murray Schaffer.
Seus trabalhos mais expressivos, incluem:
02 SINFONIAS
08 Suites Brasileiras para violão solo
Cor Coração para trio de violões
Quarteto de cordas nº 01
Gestos para piano solo, em 07 movimentos
A Bailarina, piano solo, em 03 movimentos
03 Sonatas para piano solo,01 Concerto para violão e orquestra e diversas peças de câmara para flauta, piano, violão, violino, fagote e etc.., além de 120 canções populares em diveros estilos.


Tem gravados os cds:
Gestos- piano solo
Twin sounds- instrumental
Poemas do amanhecer
Duas Palestras



Escreveu o romance Casasanta e publicou poemas em revistas, jornais e coletaneas nacionais, desde 1995.Seu trabalho se distingue pelas formas e escalas próprias que o compositor desenvolveu com estudos formais, com seu interesse pelo folclore nacional e pelas viagens que empreendeu ao interior do país, onde vivenciou da cultura popular urbana e rural com caboclos, indigenas e quilombolas.Por isto, formas como Haicordas, Poema de Som, Afro-Siute, Afro-Haicai e escala como o tom alterado permeiam suas composições com um som nacional e ao mesmo tempo universa,l diferenciado.
Contato para aquisição de partituras e cds:
Avenida da igualdade, 102
86077-010 Londrina PR composermoraes@hotmail.com

A você Aldão que com certeza contribui muito com a Cultura Londrinense, Paranaense e Brasileira, a periferia te parabeniza de corpo e alma, desejamos a você tudo, tudo de bom, que Deus permita que seu trabalho seja levado a todas as nossas comunidades, principalmente as mais carentes, conte sempre conosco, nas melhores e as piores horas e lembre-se força e honra sempre, sempre.
Por: Marcão Jaburu.

Eu bem que venho dizendo.

Bom galera, eu bem que venho dizendo a muito tempo, enquanto nada se tem, não tem pai as crianças, quando a comunidade conquista uma luta, ai se apareçe diversos pais para a criança, gente a Região Sul não tem um dono especifico, somos uma comunidade be, articulada, que luta por seus direitos e não temos donos, somos feito cavalos selvagens, ou seja criados para serem livrs, podem tentar mais jamais irão conseguir dominar algo aqui nesta maravilhosa região se não houver um trabalho forte elaborado junto com a comunidade.

sábado, 13 de junho de 2009

Pense nisto.

"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá." Ayrton Senna

Desfile Garota Brasileirão.

Acontece hoje no Ginásio de Esportes Campos Eliseos o desfile Garota Brasileirão, com incio previsto para ás 20:00 hs.
Meninas que quizerem participar podem estar fazendo suas inscrições com a Cristina no 9946-1120, o requisito é ter 14 anos ou mais, as premiações serão:
Primeiro Lugar Bolsa de Curso de Modelo na Microlins.
Segundo Lugar Bolsa de Curso de Modelos na Microlins.
Terceiro Lugar Bolsa de Curso de Modelos na Microlins.

O evento é fruto de parceria entre a Microlins, o Intituto de Educação Igapó, Associação de Moradores dos Jardns Cristal, Santa Joana e Campos Eliseos, a Associação de Mulheres Rosas de Cristal.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Rompe ou não se rompe o contrato da Merenda Municipal em Londrina.

O Vereador Professor Rony (PTB) defendeu o rompimento do contrato com a SP Alimentação, seguindo a orientação da comissão que estudou o contrato e seu cumprimento.

Ex-prefeito interino e hoje presidente da Câmara, Padre Roque (PTB) foi mais polido. "Acredito que isso é questão de contrato", declarou Roque, que não acredita em conflito. Ribeiro disse que o seu escritório tem contrato com a SP Alimentação desde quando a empresa venceu a licitação e se instalou em Londrina.

O líder do prefeito, Joel Garcia (PDT), disse não ver conflito de interesses no caso do vice-prefeito, mas defendeu o rompimento imediato do contrato com a SP Alimentação, que vai até outubro.

Afinal se foram contactadas irregularidades o contrato já deveria ter sido rompido a muito tempo, ou será que as nossas crianças não merecem uma alimentação de qualidade, virtude esta que fica dificil de ser explicada pela empresa SPA Alimentos depois de entregarem maças pobres para serem consumidas pela crianças, depois os pais tem reclamado que as crianças tem chegado em suas casas com fome, fato que não acontecia quando eram as merendeiras que preparavam e serviam as refeições as crianças.

Os vereadores Professor Rony Alves (PTB) e Joel Garcia (PDT) devem apresentar um requerimento convocando os membros da comissão que estudou ocontrato com a SP Alimentação e indicou a aplicação de "penalidade máxima" contra a empresa, o que significaria o rompimento do contrato. A SP Alimentação é a responsável pelo fornecimento da merenda escolar nas escolas municipais de Londrina.

O relatório datado de 12 de março deste ano - ainda durante a interinidade de Padre Roque (PTB) na prefeitura -, apontava diversas irregularidades no cumprimento do contrato. Apesar da indicação da "penalidade máxima", a atual administração não rompeu o contrato.

Participação de trechos do texto da reportagem de Fabio Campana do blog baixoclero.

Garota Brasileirão.

Acontece neste sabado (13/06/2009) no Ginásio de Esportes Campos Eliseos o desfile Garota Brasileirão, com incio previsto para ás 20:00 hs.
Meninas que quizerem participar podem estar fazendo suas inscrições com a Cristina no 9946-1120, o requisito é ter 14 anos ou mais, as premiações serão:
Primeiro Lugar Bolsa de Curso de Modelo na Microlins.
Segundo Lugar Bolsa de Curso de Modelos na Microlins.
Terceiro Lugar Bolsa de Curso de Modelos na Microlins.

O evento é fruto de parceria entre a Microlins, o Intituto de Educação Igapó, Associação de Moradores dos Jardns Cristal, Santa Joana e Campos Eliseos, a Associação de Mulheres Rosas de Cristal.

Curso de Computação no Ginásio da Zona Sul.

O Intituto de Educação Igapó, Associação de Moradores dos Jardns Cristal, Santa Joana e Campos Eliseos, a Associação de Mulheres Rosas de Cristal em parceria com a Microlins, iniciam na próxima segunda-feira (15/06/2009) no Ginasio de Esportes Campos Eliseos um curso básico de informatica, direcionado a moradores da Região Sul e demais interessados, o custo será de RS 35,00 mensais,duração do curso será de 5 meses, maiores informações e isncrições com Cristina pelo 9946-1120, participem, pois o mesmo vem com o intuíto de servir a nossa comunidade.

Não pode ser.(Será)

Estava trocando idéas com amigas da luta comunitária da Região Sul, e me pareçe que existem alguns terrenos doados a uma certa Igreja, que não esta sendo utilizada como deveria ser, então pedimos que se verfique a possibilidade do mesmo ser devolvido a Comunidade local, esta luta levaremos até o final, o que é da comunidade é da comunidade, esqueçem que quem pagam os impostos é a própria ccomunidade, não quero acreditar que alguém pode estar querendo aliviar a de alguém, que aliviar que nada, a não ser que não fiquemos sabendo, coisa que posso dizer impossivel, pois fuçamos o que for preciso, então cara amiga conte conosco, vamos até o desfeche final, e veremos no que dá.

Pode ser ?

Num futuro próximo a Região Sul de Londrina, poderá contar com mais 04 Unidades de Centro Educacional Infantil, me pareçe que será assim:
01 Unidade no Conjunto Cafezal.
01 Unidade no Parque das Industrias.
01 Unidade no Jardim Campos Eliseos ou Jardim Cristal e
01 Unidade no Conjunto Jamile Dequech.
A comunidade esta discutindo com autoridades da Secretaria de Educação do Municipio de Londrina, que por sua vez apresentará projetos, a comunidade espera anciosa, e agradecemos a Rede não Gov, ao Conselho de Educação da Região Sul, ao Instituto Igapó, Conselho de Esporte e Lazer, Escolas, Associações e demais parceiros que estão juntos nesta luta.

Lutas, lutas e mais lutas.

Bom estamos nos reunindo com várias pessoas, pensando no desenvolvimento geral da Região Sul de Londrina, queremos avançar mais e mais, estamos correndo atrás de tudo que se pode imaginar, Escolas, Creches, Centro Cultural, Centro da Juventude, Melhorias para a Melhor Idade, sempre estamos pensando no bem de alguém, este tipo de trabalho, trabalho pela comunidade segue aos trancos e barrancos, más chegaremos lá, primeiro priorizamos, garantimos que a benfeitoria ou a reivindicação será instalada na Região, depois vamos nos articulando e quando vemos já era, o reconhecimento pelo nosso trabalho é péssimo, más não da nada não, nunca quiz ser reconhecido mesmo, o sangue ferve é para brigar e garantir os nossos direitos, direitos estes garantidos por leis, más que se não corre-mos atrás ficamos a ver návios, o mais interessante é que quando esta tudo parecendo que não haverá condições, sempre apareçe algo, Deus sabe de nossas lutas e nos abençõa a cada dia mais e mais para que mesmo pagando para ver desenvolvido o sonho de uma comunidade e nossos sonhos, pois fazemos parte desta comunidade, é tudo da gente, passe, gasolina, más isto não mata ninguém e nem vai me deixar mais pobre, no momento o que tem me dado forças, é a nova geração, o que realmente queremos para nossos filhos, que tipo de atendimento queremos para nós, o que gostariamos de ter e não pudemos ter, será que vale a pena pensar em coletivo, claro que vale, enquanto o sangue correr e Deus me der força estarei na luta, gostem ou não gostem, sempre em busca de melhorias para nossas periferias, pensando em formar cidadãos,com uma melhor estrutura.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Pré-Conferência Lúdica.

Galera ontem eu pude acompanhar a Pré-Conferência Lúdica dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Região Sul de Londrina que tinha como tema: Construindo Diretrizes da Politica Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal", o evento contou com crianças e jovens de várias Instituições como Escola Estadual Profesora Vani Ruiz Viessi, Escola Cléia Godoy, Colégio Albino Feijó, Projeto Pro-Jovem, Projeto Atitude, Fundação Eurobase, Conselho de Cultura da Região Sul dentre outros, achei muito interessante o fato de se dar aos adolescentes a responsabilidade de participarem da discussão e apontarem suas reivindicações, galera os integrantes lá, me deixaram de boca aberta, e acreditem reivindicaram muita Saúde, Segurança,Habitação, Educação, Cultura, Esportes e Lazer, foi bom ver que as novas gerações estão se articulando para darem continuidade aos trabalhos que desenvolvemos, trabalhos que visa a melhoria de vida da comunidade e dos usuários de nossa querida Região Sul, ontem eu vi ali vários adolescentes que se bem treinados, se tornarão grandes líderes, falta-lhes apenas oportunidades, espero que esta massa jovem, possam estar ligadas a vários segmentos de nossa Região, estão de Parabéns todos, principalmente o pessoal do Cras Sul, que tem possibilitado a participação de crianças e adolescentes, assim realmente estamos formando cidadãos.

Zé Buracão foi convidado novamente a vim a Londrina.

No dia 21/05/2009 a comunidade do Conjunto Parigot de Souza II, insatisfeita com o descaso da Rua: Valdir de Azevedo que se encontrava praticamente inutilizavel, foram várias reinvindicações, o Vereador Jairo Tamura (PSB) fez um requerimento com pedido de urgência, pedindo a reconstrução daquela Rua, no dia 02 deste mês a Secretaria de Obras e Viação de Londrina, conduzida por Nelson Brãnndao iniciou a reconstrução da mesma.
Neste epsódio convidamos o João Buração, a vir fazer uma visita em Londrina, olhe olhando o Blog Historicizando, o povo pedindo que João Buracão, venha o mais breve a Londrina.

De uma olhada em nossas matérias e nas fotos:

Como anda o Sistema de Saúde que atende os Londrinenses.

A população tem reclamado continuamente das diversas situações vivenciadas nas Unidades Básicas de Saúde de Londrina, como por exemplo muitas UBS's não dispõem de Médicos Ginecologistas, assim o atendomento a gestantes tem sido feito por Enfermeiras, não estamos desmerecendo as Enfermeiras, más acreditamos que este tipo de atendimento deveria ser prestado por um Médico (a) Ginecologista, não bastasse a precariedade encontrada nas UBS's como falta de copos para se beber água, papel higienico, medicamentos, tem UBS que demora quase 2 horas para se aferir a pressão de um paciente, precisamos sim é de agilidade, se marcamos uma consulta, mesmo com fortes dores, a espera miníma é de no minímo 45 dias isso se não for especialista, se for especialista demora cerca de 8 meses, e aonde será que esta indo o dinheiro nosso, sabe, aquele dinheiro que pagamos em forma de impostos, que não é pouco, então Dr. Agajan, vamos arregassar as mangas e tentar ao menos amenizar o sofrimento do nosso povão Londrinese, esperamos anciosos, já se é muita demora, sem dizer do humor dos funcionários que nos atendem, num sei talves um trabalho de grupo para tentar amenizar o humor dos funcionários, afinal de contas ninguém vai procurar uma unidade médica, para brincar ou passear, então esperamos uma solução, o povo clama por saúde e a saúde deveria de ser o bem maior do povão.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O que esperar da semana.

Esperamos que esta semana seja abençoada mais ainda do que tem sido as outras, que possamos sonhar com nossos projetos, que possamos ajudar aqueles que estão precisando de um ombro amigo, ou apenas de um amigo, o que tem me preocupado é que a sociedade tem tentado nos mostrar um futuro cada dia mais dificil, mais saiba você que tem acompanhado este blog, muitas vezes o nosso sonho que alimenta as nossas vidas, que Deus possa abençoar primeiramente aqueles que se dizem nossos inimigos, abençoe senhor eles e seus familiares e que um dia eles possam pensar como eu, se eu não posso te ajudar, te prejudicar jamais, espero que reflitam bastante e vejam o que realmente queremos para as nossas vidas, o que queremos para os nossos proximos, e que ajudar-mos alguém, que não ajudemos com o intuito de que amanhã ou depois, seremos recompensados, pois se for assim que não se ajude, um grande abraço e que Deus nos ilumine a cada dia mais e mais.
Jaburu.

sábado, 6 de junho de 2009

Região Sul em Vale a pena lutar pelos sonhos da Comunidade.

Em no máximo 20 dias segundo reportagem vinculada no Bonde, a Prefeitura de Londrina deverá desativar a Usina de Asfalto localizada nas proximidades do Parque das Industrias na Região Sul de Londrina. A proposta do Secretario de Obras e Viação do Municipio de Londrina Nelson Brãandao, é manter o que hávia decidido seu antecessor, Dr. Junker Grassioto, no governo interino de Padre Roque (PTB). A desativação da usina , no entanto é temporaria, uma vez que a idéia é construí-la em outro local." Só vamos manter a usina tempo suficiente para utilizar o material que já temos lá, que será destinado para as obras da Avenida Arthur Tomas "afirmou Nelson Brãandao, referindo-se ao recape asfaltico que esta sendo feito em uma das vias com piores condições de de trafegabilidade em Londrina, cujo prazo para finalização é de 4 meses. As obras começaram esta semana.
A atual Usina de Asfalto (Pavilon) foi construida em 1975, quando ainda não havia muitas residências naquela localidade. Mas com o crescimento urbano, ela acabou sendo rodeada por bairros e prejudicando a vida dos moradores. Além da sujeira, muitos reclamam da poluição que causa diversos problemas de saúde. O ex-prefeito Nedson Micheleti (PT) optou por desativá-la permanentemente, em razão desses problemas e para terceirizar o recape.
O prefeito interino, no entanto, reativou o empreendimento e prometeu transferi-lo de local, o que não foi possível em razão da falta de tempo. "Agora vamos escolher um local onde ela não atrapalhe a população e este novo local terá de ser aprovado pelo IAP, para que respeite as condições ambientais", defendeu Nelson Brãandao.
Enquanto a nova usina de asfalto não for montada em outro local, não haverá produção de massa asfáltica. Porém, o Secretario de Obras e Viações Nelson Brãandao garantiu que as operações de recapeametos e tapa-buracos não vão parar durante os dois meses necessários para a transferência. Há um contrato firmado com a empresa Gaissler Moreira, de Curitiba, que prevê o fornecimento de 4,5 mil toneladas de asfalto.
O objetivo principal do contrato no valor de R$ 1,3 milhão, no entanto , é o recapeamento de 1o mil metros quadrados de vias urbanas de Londrina. Esta licitação foi feita ainda na administração de Neson Micheleti.
Nós enquanto comunidade temos brigado muito para que o local que abriga a Usina de Asfalto Pavilon se tornasse em um Centro Cultural, Esportivo e de Lazer, proposta esta aprovada nas Conferências Regionais e Municipais de Cultura do Municipio de Londrina, com quase 9 anos de muita luta, poderemos ver esta reinvindicação da comunidade concluída, o Conselho de Cultura da Região Sul comemora junto com a comunidade e agradeçe a todos que acreditaram, e lembramos que sempre vale a pena lutar por nossos sonhos e ideais.

Marcos F.Cruz - Líder Comunitário, Produtor Cultural e Presidente do Conselho de Cultura da Região sul de Londrina.
Matéria elaborada com noticias vinculadas no Portal Bonde do dia 05 de Junho de 2009.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Márcio Almeida tomou posse hoje.

O tucano Márcio Almeida tomou posse hoje, sendo o primeiro suplente da chapa de vereadores do PSDB, assumiu a cadeira de Kanashiro, Kanashiro esta de licença médica até a primeira quinzena de agosto, tempo em que estara a serviço da comunidade Londrinense na Casa de Leis do Municipio.

Corte de verba compromete projetos no União da Vitória

A Prefeitura de Londrina cortou, em abril, o repasse de recursos para a manutenção de 6 oficinas que atendem cerca de 120 alunos de 5ª a 8ª séries, que estudam no Centro de Atenção Integrado a Criança e ao Adolescente (Caic) "Dolly Jess Torresin", do Jardim União da Vitória, na zona sul. De acordo com o diretor da unidade, Amauri Pereira Cardoso, o corte de cerca de R$ 500 mensais que a Prefeitura repassava há 12 anos pode comprometer as oficinas de violão, mecânica automotiva, panificação, artesanato, informática, taekwondo e futsal.

Os alunos prejudicados têm entre 11 e 16 anos de idade. O argumento para o corte foi que os estudantes de 5ª a 8ª séries são de responsabilidade do governo do Estado, que é quem teria que bancar a despesa. De acordo com Cardoso, esse dinheiro é usado para a compra de materiais necessários à manutenção das oficinas.

“O que nos chateia é que simplesmente comunicaram que não poderiam continuar depositando, alegando que a Controladoria [da Prefeitura] vetou”, declarou o diretor. Com o corte do dinheiro repassado, as oficinas continuam funcionando, mas podem ter problemas no futuro. “Estamos pedindo para a comunidade que não nos deixe parar com a oficina. Se o poder público não pode repassar R$ 500 por mês para manter 120 alunos, que a comunidade nos ajude, seja com gêneros, seja com recursos”, declarou.

A assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação, Karen Bettina Ikeda, discordou do valor citado por Cardoso e evitou usar a palavra “corte”. “Houve redução de metas e não corte.” Ela falou em nome da secretaria, já que a titular da pasta, Vera Lúcia Hilst, estava em reunião e não pôde atender à reportagem. Karen explicou que a “meta” anterior era o atendimento de 333 alunos, mas foi reduzida para 220, que são os de 1ª a 4ª séries, que pertencem à rede municipal. Segundo ela, os 113 restantes ficaram de fora do repasse, o que reduziu o valor em R$ 432 (o valor repassado é de R$ 4 por aluno). Segundo ela, não há amparo legal para o repasse. “Reconhecemos a relevância do trabalho, mas isso [a falta de amparo legal para justificar o repasse] é indiscutível.” Estado

A chefe do Núcleo Regional de Ensino, Márcia Lopes, informou que para este ano o núcleo não tem recursos para as oficinas. Segundo ela, o governo estadual criou o programa “Viva Escola”, que oferece oficinas a alunos com “atividades pedagógicas de complementação curricular”.

Parecer verbal motivou fim do repasse

Um “parecer verbal” da Controladoria do Município está na origem da decisão de cortar os recursos que financiam as oficinas de alunos de 5ª a 8ª séries do Caic da zona sul. O diretor Amauri Pereira Cardoso informou que a ideia de que os recursos municipais não poderiam ser usados com os alunos da rede estadual foi sustentada pela Controladoria em abril - último mês da interinidade de José Roque Neto (PTB), o Padre Roque, na Prefeitura. Procurado pelo JL, o controlador Milson Ciríaco Dias afirmou que “fizeram uma consulta verbal”. Ele explicou que o recurso não foi feito diretamente a ele.

“No meu entendimento, no entendimento lógico, o recurso é para os alunos das escolas municipais”, declarou. Segundo Dias, até ontem não havia sido feita nenhuma consulta oficial. A assessora técnica da Secretaria da Educação, Karen Bettina Ikeda, disse que formalizou a consulta ontem. “Hoje [ontem] eu fiz uma consulta por escrito.”

Fonte: Jornal de Londrina.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Iniciada Reconstrução de Rua no Jardim Parigot II.

A Secretaria Municipal de Obras e Viação conduzida pelo Sr. Nelson Brãandao, iniciou hoje a reconstrução da Rua Valdir de Azevedo, localizada na Jardim Parigot II, atendendo ao pedido do Vereador Jairo Tamura(PSB) que procurado pela comunidade enviou oficio a Secretaria Municipal de Obras e Viação, pedindo urgência na reconstrução da mesma, manifestamos aqui a insatisfação da comunidade daquele bairro, e graças ao bom Deus, hoje inicio-se as obras, valeu mesmo a luta, estão de parabéns, o Vereador Jairo Tamura, seus assessores, principalmente o Luciano e o Denis e o Sr. Nelson Brãandao que tem mostrado por que foi indicado para a pasta que ocupa.
Assim que tem que ser, o povo sendo ouvido e tendo suas reinvindicações reallizadas pelo poder público.

Vejamos quanto que Deputados Londrinenses gastaram com as verbas indenizatórias.

Vejamos quanto nossos Deputados gataram com vérbas indenizatórias em 2008:

Luiz Carlos Hauly (PSDB) R$ 69.847,86 (38,80% do limite da verba indenizatória para o período).

Homero Barbosa Neto (PDT) R$ 164.519,04 (91,39% do limite da verba indenizatória para o período).

Alex Canziani (PTB) R$ 165,754,20 (92,08% do limite da verba indenizatória para o período).

André Vargas (PT) R$ 177.440,83 (98,57% do limite da verba indenizatória para o período).

Vejamos também quanto foi gasto em 2009 até agora:

Luiz Carlos Hauly (PSDB) R$ 21.878,03 (29,17% do limite da verba indenizatória para o período).

Homero Barbosa Neto (PDT) R$ 30.533,94 (50,88% do limite da verba indenizatória para o período).

Alex Canziani (PTB) R$ 38.902,64 (51,87% do limite da verba indenizatória para o período).

André Vargas (PT) R$ 47.268,30 (63,02% do limite da verba indenizatória para o período).

Secretario de Obras Recebe Presidente do Conselho de Cultura da Região Sul.

O Secretario Municipal de Obras e Viações de Londrina Nelson Brandãao, atendeu na tarde de ontem o Sr.Marcos Cruz, Presidente do Conselho de Cultura da Região Sul de Londrina, primeiro Marcos foi atendido pelo Sr. Fernando Tunouti um dos assessores de Brandãao, o assunto discutido, o andamento da construção do Centro Cultural e Esportivo da Região Sul de Londrina, temos lutado por esta construção a quase 10 anos, ela esta aprovada nas Conferênias Culturais Regionais e nas quatro (04) Conferencias Municipais, avalio e destaco, que o Sr. Nelson Brandãao tem realmente vestido a camisa de Secretario e tem corrido atrás de benfeitorias a população Londrinense, enquanto não tenho conseguido exito para marcar horários com o atual secretario de Cultura, por duas vezes já deixei o cotato como de plaxe pedem, dizem passaremos ao Luciano (assessor de gabinete) que retornará e marcará a reunião, resumindo, orgulhosamente estou feliz por enfim ter encontrado alguém que mostra interesse as causas das periferias, mesmo tendo chegado recentimente de Curitiba, Brandãao não pensou duas vezes e disse, vou atender, quem de fato deveria estar correndo as comunidades parece não estar muito preocupado, más que nada quem quer mostrar serviço mostra, independente de qual secretaria esta a frente, valeu brandãao, o Sr. literalmente rachou com a favela, afinal queriamos apenas uma conversa.