"Podem prender o meu corpo, más jamais os meus pensamentos" Periferia de Corpo e Alma sempre.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Assembléia derruba veto do governador a projeto de Cheida.
No final da tarde de hoje, por unanimidade, os deputados derrubaram o veto do governador do Paraná, Roberto Requião, ao Projeto de Lei do deputado Luiz Eduardo Cheida que obriga as empresas potencialmente poluidoras a contratarem um responsável técnico ambiental.
"É uma vitória do meio ambiente, ainda mais em paralelo à Conferência do Clima da ONU", diz Cheida. O projeto é pioneiro no país.
“Clima da política determina política do clima”, acusa Cheida.
Em pronunciamento hoje na Assembléia Legislativa, o deputado Luiz Eduardo Cheida fez duras críticas à “irresponsabilidade” de alguns Governos, sobretudo dos países mais desenvolvidos, em de fato estabelecerem metas e planos para reduzir suas respectivas emissões de gases de efeito estufa.
O comentário de Cheida foi a propósito da abertura ontem da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que reúne até a próxima semana representantes de 192 países em Copenhague, na Dinamarca.
Ao lamentar que do encontro possam sair “grandes bobagens”, Cheida colocou que “o clima da política é que determina a política do clima”. E antecipou que, não só na qualidade de presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia, mas também como cidadão, vai estar vigilante ao desenrolar dos acontecimentos na Dinamarca, se pronunciando sobre os mais significativos.
O deputado registrou que o aquecimento global já responde por graves impactos ao meio ambiente, mas fez a ressalva de que as preocupações e abordagens quanto ao problema não devem se limitar a esse aspecto. “Muitas economias podem entrar em colapso por causa de catástrofes e da elevação do nível do mar”, alerta.
Cheida classificou a proposta brasileira na Conferência como “sensata” - corte voluntário entre 36,1% e 38,9% em relação às projeções para 2020, fixado há menos de um mês pelo presidente Lula – e lembrou que o Paraná tem mostrado avanços ao discutir sua Lei Estadual de Mudanças Climáticas, processo iniciado em Audiência Pública convocada pela Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia, realizada no dia 18 passado.
Assinar:
Postagens (Atom)