terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Audiência Pública na Assembléia acompanha Relatório sobre a criação da Ferrosul


O deputado Luiz Eduardo Cheida, presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, e o deputado Nelson Roberto Justus, presidente da Casa, convidam para  Audiência  Pública nesta quarta-feira (16), às 10h, no Plenarinho. O objetivo é acompanhar a 'Entrega do Relatório do Grupo de Trabalho para a criação da FERROSUL, conforme Resolução nº 1.042 / 09'.

Estão confirmadas as presenças de Samuel Gomes, diretor presidente da FERROESTE, e dos deputados Jorginho Mello, Ivair Pavan e Gerson Domingo, respectivamente presidentes das Assembléias Legislativas de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. O governador Roberto Requião também deverá participar do encontro.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Audiências Públicas na Assembléia debatem Código Florestal e estudos sobre a Ferrosul



A Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, sob a presidência do deputado Luiz Eduardo Cheida, realiza nesta semana duas Audiências Públicas. A primeira, na segunda-feira 14, às 9h, no Plenarinho da Casa, vai se debruçar sobre um tema polêmico, o Código Florestal brasileiro, cujas mudanças ora em trâmite no Congresso Nacional são alvo de notórias divergências.

Na quarta-feira 16, às 10h, no mesmo local, a Audiência Pública acompanha a entrega do “Relatório dos Estudos da FERROSUL conforme Resolução nº 1.042”. Estão confirmadas as presenças de Samuel Gomes, diretor presidente da FERROESTE e dos deputados Jorginho Mello, Ivair Pavan, Gerson Domingo, respectivamente presidentes das Assembléias Legislativas de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. O governador Roberto Requião também deverá participar do encontro.

CUFAPR-LONDRINA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Assembléia derruba veto do governador a projeto de Cheida.


No final da tarde de hoje, por unanimidade, os deputados derrubaram o veto do governador do Paraná, Roberto Requião, ao Projeto de Lei do deputado Luiz Eduardo Cheida que obriga as empresas potencialmente poluidoras a contratarem um responsável técnico ambiental.
"É uma vitória do meio ambiente, ainda mais em paralelo à Conferência do Clima da ONU", diz Cheida. O projeto é pioneiro no país.

“Clima da política determina política do clima”, acusa Cheida.


Em pronunciamento hoje na Assembléia Legislativa, o deputado Luiz Eduardo Cheida fez duras críticas à “irresponsabilidade” de alguns Governos, sobretudo dos países mais desenvolvidos, em de fato estabelecerem metas e planos para reduzir suas respectivas emissões de gases de efeito estufa. 
O comentário de Cheida foi a propósito da abertura ontem da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que reúne até a próxima semana representantes de 192 países em Copenhague, na Dinamarca. 
Ao lamentar que do encontro possam sair “grandes bobagens”, Cheida colocou que “o clima da política é que determina a política do clima”. E antecipou que, não só na qualidade de presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia, mas também como cidadão, vai estar vigilante ao desenrolar dos acontecimentos na Dinamarca, se pronunciando sobre os mais significativos.
O deputado registrou que o aquecimento global já responde por graves impactos ao meio ambiente, mas fez a ressalva de que as preocupações e abordagens quanto ao problema não devem se limitar a esse aspecto. “Muitas economias podem entrar em colapso por causa de catástrofes e da elevação do nível do mar”, alerta.
Cheida classificou a proposta brasileira na Conferência como “sensata” -  corte voluntário entre 36,1% e 38,9% em relação às projeções para 2020, fixado há menos de um mês pelo presidente Lula – e lembrou que o Paraná tem mostrado avanços ao discutir sua Lei Estadual de Mudanças Climáticas, processo iniciado em Audiência Pública convocada pela Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia, realizada no dia 18 passado.